Friday, June 27, 2014

Bad Words

Alguns actores mais cedo ou mais tarde passam para o outro lado da camara normalmente no genero que se sentem mais a vontade como protagonistas. Assim seria facil advinhar que Jason Bateman se iria estrear como realizador como uma comedia simples, com um humor muito proximo daquilo que utiliza como actor e assim sucedeu com este pequeno bad words. Apesar de não ter os objectivos dos filmes comerciais do actor os resultados foram minimamente positivos em ambos circuitos desde logo comercialmente onde obteve um bom resultado principalmente tendo em conta que o filme apenas estreou em cinemas limitados, e tambem critico onde obteve avaliaçoes medio positivas o que e sempre positivo para um filme de comedia simples como este.
Sobre o filme podemos dizer que ele inicia de uma forma incorrecta e demasiado simples, e aos poucos vai se tornando mais familiar, mais proximo da comedia de familia mas por oposiçao e nesta parte que o filme consegue ter o lado mais artistico em alguns componentes como a realização principalmente na fase do concurso e com particular destaque para a interrupção da final do mesmo.
Perante isto podemos considerar uma boa comedia, que não tendo um humor ou um ritmo humoristico brilhante consegue ser simples, ter coração, ser quase familiar e permitir boas gargalhadas e quando assim o é podemos dizer que o filme cumpre os seus objectivos sem nos deixar de boca aberta e certo mas nos seus pontos podemos dizer que e um filme com algum valor.
Do lado positivo do filme temos o inicio da personagem central a fuga as respostas e todo o mau caracter do mesmo, que proporciona os melhores momentos humoristicos do filme, por fim o filme torna-se mais tornurento mais emotivo e perde alguma força do humor tornando-se num filme mais simples que assume ser na sua parte final já apenas virada para esta vertente happy family.
O argumento fala de um individuo adulto que observando uma brecha no concurso nacional de soletragem de letras para crianças intrumete-se na competiçao com um objectivo desconhecido, ai começa uma guerra pelo premio onde parece estar disposto a tudo para ganhar.
O argumento parece pela ideia um pouco disparatado, mas realmente tem algum conteudo, e acama por se tornar previsivel, não e no epicentro narrativo que estao as maiores virtudes do argumento mas em alguns aspectos comicos, nos dialogos principalmente.
A realizaçao começa silenciosa, mas aos poucos vai ganhando protagonismo principalmente no paralelismo com a transmissao televisiva, podemos dizer que e um registo inicial para Bateman como realizador pela não ser notorio um estilo proprio ao longo de todo o filme.
O cast não e rico mas tem Bateman a grande nivel naquilo que ele sabe fazer melhor ou seja no desajuste ou mesmo na falta de simpatia que encaixa bem no seu perfil como actor e ainda mais como actor comico, um bom papel, pena e que o filme nunca permite ninguem brilhar, com alguns pontos para o jovem Rohan Chand que contudo e mais emotivo do que interpretativo.

O melhor – A realizaçao da competiçao em si

O pior – O filme se tornar um pouco lamechas na fase final


Avaliação - B-

No comments: