Sunday, February 17, 2013

Playing for Keeps


Se existe opção que este ano se revestiu de flop foi o apostar em comedias românticas ou mesmo em filmes de estúdio em Butler como protagonista, ou seja podemos dizer que foi um ano onde o actor teve dificuldade em se impor mesmo sendo quase omnipresente. Para o sempre complicado mês de Dezembro foi lançado uma comedia romântica sob o mundo do futebol europeu nos EUA. Os resultados como todos os filmes que debruçam esta temática foi muito negativo se criticamente este facto nem é muito danoso para uma comedia simples ser um flop comercial sim já é bem pior.
Playing for the keeps e uma comedia romântica natural, sem grande sentido de humor sobrevive pelo extenso cast que permite muitas personagens mesmo que quase todas sejam limitadas ao máximo e o filme nunca permita que se desenvolva, o que é penoso ver tantas estrelas num filme tão simples e directo. Neste ponto na simplicidade e no facto de ser um filme simpático o filme é comum e pouco mais, pouco fica registado do que um filme se segundo plano que nunca arrisca a ser mais que isso.
O problema deste filme é que a exigência de grande estúdio e cada vez maior filmes como este já tiveram a sua moda e o seu lugar agora exige-se mais arrojo e creatividade o que nem sempre se consegue, dai que surpreenda o objectivo tão curto de um filme com tantas personagens, num típico filme alegre bem disposto mas nunca capaz de lançar a gargalhada ou tão pouco de se fazer notar por qualquer sua valencia.
Outro ponto que o filme falha é nunca sequer tentar trabalhar a relação central e tornar o filme num romântico assumido menos ligeiro mas talvez mais profundo nas relações sempre circunstanciais, onde falha principalmente o final onde tudo e arranjado em cima do joelho e o filme perde alguma simpatia que na fase inicial amealhou.
A historia e bem simples um ex jogador de futebol vai para os EUA para estar perto do filme e começa a treinar uma equipa de jovens, contudo aqui é a sensação do bairro e começa a perceber que por muito que tente o seu futuro estará no que já tinha, ou não conquistado.
O argumento tem duas vertentes sempre simplesmente tratadas e se do ponto de vista de abrangência a relação pai filho e muito mais bem trabalhada do que a relação emocional central, o filme perde no facto de tudo o que é personagem secundaria ser do mais básico que há memoria sem qualquer tipo de fundamento ou profundidade.
A realização e simples pouco arriscada principalmente nas sequencias de jogo, limitada a personagens em planos curtos e pouco sentido estético ou cuidados, num cinema pouco impressionante para realizadores pouco ambiciosos.
O cast é riquíssimo em nomes se Butler tem na minha opinião apostado num cinema pouco eficaz e exigente num actor que muitas vezes demonstra as suas limitações e pouco potencia alguns dos seus valores, o certo é que neste fácil papel o carisma joga a seu favor, ao contrario de Biel apagada e cansada, que precisa de definir o seu rumo. Nos secundários é deprimente ver actrizes com carreira como Zetta Jones e Thurman em papeis secundários básicos, já Quaid e mais habitue neste tipo de papeis.

O melhor – Algum conceito do futebol europeu.

O pior – Ser um cinema ultrapassado e com pouco espaço

Avaliação - C

No comments: