Monday, February 25, 2013

Chasing Mavericks


Que Curtis Hansom já tinha apostado em filmes sobre diversas paixões e devoções era notório ao longo da sua longa carreira. Desta vez e previamente a ter ficado doente desenvolveu um projecto sob a forma de biopic sobre um dos maiores surfistas da historia a forma como este lutou, o amor e a loucura que neste estavam empregues. E pese embora toda a força que o realizador tenha colocado no projecto este não conseguiu reunir muita força por um lado criticamente onde foi indiferente à maior parte da critica internacional, mas também comercialmente onde foi um autentico flop de bilheteiras, mais um num ano péssimo para Butler neste capitulo.
Sobre o filme podemos dizer que pese embora seja embelezado na vida de uma pessoa singular, tem tudo que uma homenagem deve ter, ou seja não se debruça sobre um único lado da pessoa, mesmo sendo muito positivo quanto a ela, depois e emotivo como poucos desde a forma como demonstra a dedicação mas acima de tudo na forma como caracteriza as relações centrais a sua volta, que acabam por ser tão mais importantes do que o próprio feito que o filme retrata.
Mas a mais valia do filme é o seu final, inspirado em factos verídicos nem sempre a realidade e aquela que esperamos ou sonhamos e o filme é isso mesmo, o final serve de noção de que os limites e a loucura nem sempre funcionam so para um dos lados e nesse ponto o filme dá-nos uma moratória interessante bem trabalhada, depois de durante todo o filme se limitar a filmar o mérito da personagem.
Ou seja pese embora não seja um filme muito creativo ou marcante, dá-nos a plena noção de uma paixão própria, com intensidade, nem sempre com muito ritmo ou mesmo ate um pouco monótona, mas nos pontos decisivos o filme acaba por se assumir, pensamos apenas que a historia central de amor poderia ser mais bem trabalhada, mas o filme perfere outro tipo de centro.
A historia fala de Jay, um jovem com um amor natural pelo surf que tem como objectivo surfar uma grande onde, aqui com a ajuda de um vizinho que o salva quando é pequeno começa a treinar para um feito próprio, inspirada na vida real de um jovem surfista que marcou o desporto em causa.
No que diz respeito ao argumento mesmo sendo inspirado em factos reais denota-se alguma cera no próprio filme, não é prodigo em grandes diálogos mais centrado em alguns ensinamentos da própria personagem tem como o seu melhor aspecto a forma como no final e sem muito se esperar o termina da forma como terminou a historia da personagem.

Na realização Hansom e um bom realizador seguro de projectos sóbrios e neste filme temos a sua imagem natural mesmo que o facto de ser um filme de surf exija outra disponibilidade que a veterania de Hansom poderia por em causa mas no caso concreto não, sentido-se sempre bem mesmo na forma como filma as sequencias de mar, AO fim foi substituído pelo tarefeiro Appted, que pouco registo próprio tem no filme.
O cast e limitado o jovem protagonista encaixa bem no papel principalmente pela simpatia que traduz e que e elemento central da sua personagem, secundarizado por um Butler com um ano mau pese embora tenha aqui o seu melhor registo quer em filme quer em personagem de um actor mais activo do que efectivo.

O melhor – A homenagem a um feito.

O pior – A monotonia de algumas sequencias

Avaliação – B-

No comments: