Saturday, April 28, 2012

Silent House

Depois do sucesso de Martha Marcia May Marlene Elizabeth Olson ganhou um espaço em Hollywood que nenhuma das suas conceituadas irmãs algumas ganharam em termos de estarem ligadas a um cinema independente. Mas era obvio que com a sua imagem e a sua capacidade os grandes estudios ou mesmo as distribuidores iriam estar atentas ao seu futuro e nao esperaram muito para o cinema de terror perceber a imagem que ela poderia ter. Silent House foi um filme algo diferente no genero de terror que nao conseguiu contudo trazer nada de novo a carreira da actriz ja que comercialmente nao foi alem de um floop quase natural e tambem em termos criticos a formula original do filme nao convenceu com criticas medianamente negativas.
Silent House e um filme tipico de terror onde a formula esta inteiramente dependente da forma como a camara se movimenta perante uma casa sem luz, alias o filme e mais que isso ou seja e um filme que nao traz elementos sobrenaturais a nao ser a forma da protagonista ver um mundo passado e regressar e essa formula com todos os pontos negativos que isso podera trazer. E no final de ver o filme e pese embora o entusiasmo nao ser muito perante um filme curto e quase sempre demasiado escuro o certo e que o filme tem mais valias desde logo a formula com que e filmado na primeira pessoa permite o filme ter uma intensidade e um suspense que de outra forma nunca teria, por outro lado a forma com que o filme consegue conjugar elementos ilusorios com a realidade e bem interessante, sendo que os twists finais tornam um filme um bom elemento de um genero nem sempre muito bem trabalhado mas em algumas obras mais singulares com esta aqui em que~stão nem sempre lhe consegue dar o devido valor.
Silent House parece nos aqui dar um contextyo diferente para os proximos filmes do futuro provavelmente nem sempre ira funcionar uma vez que o filme nao conseguiu o sucesso que esperaria mas parece sempre pouco perceber que filmes como este sao ultrapassados por filmes de exorcismos nem sempre tao interessantes.
O filme fala de uma jovem que na companhia do seu pai e da sua irmã vao arrumar as coisas de uma sua ex casa pronta para a reparação nesta altura a jovem começa a ter alucinaçoes e acima de tuco começa a descobrir e a recordar se do passado que quer esquecer.
O argumento e interessante nao na sua construçao demasiada basica, mas acima de tudo na forma como se consegue concluir este ponto da ao filme uma vitalidade que de outra forma nao seria possivel e tira o filme de uma avaliaçao negativa neste setor ja que nao e um filme de grandes personagens ou mesmo grandes dialogos.
A aposta da realizaçao e arriscada por um lado pela carencia estetica total de que o filme ja nao tinha, mas acima de tudo por utilizar a luz ou a falta dela como a formula secreta de um filme, aqui pese embora a avaliação seja positiva parece que existe pontos exagerados como a demasia tremedeira da camara em algumas sequencia.
Em termos de cast e um filme de protagonista onde e pouco posta a prova para alem de uma serie de gritos e fugas e demosntrar medo, mesmo neste e filme e com uma prestaçao vulgarissima a actriz mostra a presença que a pordera conduzir para um futuro risonho.

O melhor - Alguma originalidade da formula

O pior - O argumento nao ser de priemira linha de terror

Avaliaçã - C+

No comments: