Friday, April 06, 2012

American Reunion


Treze anos depois do suscesso instantaneo e surpreendente que foi American Pie e depois de tres filmes para o grande publico e mais alguns directamente para video, tudo parecia ter terminado com o decrescimo natural das coisas, e uma vez que os protagonistas seguiram a sua vida normal tentando novos projectos e cimentar a carreira. Contudo a reunião foi feita este ano num nivel de existencia e de vida completamente diferente, o filme criticamente conseguiu o sucesso do primeiro com criticas medianas mas a maior parte destas positivas, em termos comerciais aguarda-se o primeiro anuncio ja que so estreia este fim de semana, mas pela amostra portuguesa estamos perante um sucesso estrondoso.
O segredo da saga American Pie e facil de perceber se por uma lado entra no submundo libidinal dos adolescentes por outro lado o humor fisico, politicamente incorrecto e sem limites e a delicia da rebeldia dos mais jovens e a concretizaçao dos mais velhos, e nisso os filmes anteriores mais ou menos tem todos sequencias de humor ritmado. Aqui o filme pega nas personagens numa reunion, e o certo e que resultado continua la a quimica entre personagens e evidente, pese embora acentue o desaparecimento da relaçao entre todos o que acaba por de alguma forma criar alguma desilusao no espectador, contudo apos este facto os ingredientes sao o mesmo, pese embora se note sem a intensidade de outros tempos, mas com a coragem que sempre evidenciou a saga,
O grande segredo do filme e que se torna a mais valia ao mesmo tempo e conseguir reunir no filme todos os actores das sagas sem qualquer um deixado de fora, desde o principal ate ao secundario sendo a unica ausencia de peso o irmao do Stifller mas como esse nos filmes para video ja teve o seguimento nao e uma baixa de relevo, e depois a homenagem sentida ao primeiro filme, e muito comum enunciar o passado de uma forma relevante, num dos filmes que se tornou um culto da comedia norte americana.
Como filme podemos dizer que o ritmo a qualidade humoristica e a intensidade baixam um pouquinho as piadas e o sentido de humor do filme ja nao e tao actual e revolucionario, pese embora exista sempre o carisma do inicio de tudo ter sido com eles.
A historia fala da reuniao dos colegas de turma na terra natal e do reencontro dos protagonistas do primeiro filme com diversas linhagens de vida nem todos no sucesso mas acima de tudo todos com o que os unem mais.
O argumento e interessante na formula como consegue trazer a actualidade todos os pontos interessantes do primeiro filme, mais do que qualquer um dos outros, nao desliga de nenhum deles com excepçao do terceiro onde recuperar January Jones seria complicado e perderia a intensidade de humor ao centre Stifler. As personagens evoluem no mesmo registo sendo o epicentro de todo o filme, em termos de humor nao esta tao forte como os anteriores, mas como e uma homenagem isso nao prejudica o filme.
A realizaçao e a tipica neste tipo de filmes, com a diferença que e mais explicito nas cadencias sexuais e ao mesmo tempo os truques de camera nao sao tao utilizados, mesmo assim e interessante a forma como as expressoes faciais mais adultas sao mais vincadas ao longo de todo o filme.
O cast e totalmente recuperado, com trajectorias diferentes mas que no geral conduziu todos a um papel secundario em Hollywood, Biggs, Suvari e Klein foram os que mais espaço chegaram a ganhar em estilos diferentes mas com o tempo acabou por nada sobrar a nao ser isto dai a facil reuniao de todos.

O melhor - A recuperação do cast original todo.

O pior - A desactualizaçao de algum tipo de humor

Avaliação - C+

No comments: