Wednesday, May 07, 2008

Harold and Kumar escape from Guantanamo Bay


Starring: John Cho, Kal Penn, Eric Winter, David Krumholtz, Neil Patrick Harris
Directed by: Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg


Harold and Kumar podem ser vistos como as sobras de grandes sucessos de comedias de grande sucesso, que com esteriotipos de personagens mais ou menos bem conseguidas e proximas do publico juvenil, reuniram esforços no sentido de tambem eles terem o seu espaço de fama, o seu primeiro filme esteve longe de grande sucesso, com resultados de bilheteira medianos, e pouco ou mesmo nenhum alarido critico. Pois bem foi com estranheza que vimos acima de tudo a sequela deste filme estrear num numero consideravel de cinemas, mas tudo ainda se tornou mais estranho quando o filme bateu no primeiro fim de semana as receitas de bilheteira do seu antecessor, e mesmo criticamente nao foi tão afectado como o seu anterior. O que aumentou as expectativas relativamente a este sucesso.
A primeira ideia e que nada de novo e introduzido relativamente ao primeiro filme, que por um lado e bom porque nao perde a ligação com os fão por outro lado redutor, ja que o seu primeiro filme esteve longe de grande brilhantismo. Personagens ridiculas, humor fisico conjugado com humor sexual, situações estranhissimas sao apresentadas aos personagens, a um ritmo elevadissimo, pouca maturidade do guião, uma outra gargalhada solta, ou seja o que mais estamos habituados em comedias de segunda divisão.
E obvio que as personagens tem alguma piada principalmente o asiatico, e verdade que por vezes as piadas sao conseguidas, mas tudo no resto do filme, ou seja o corpo do filme, roda para que isto seja conquistado, ou seja todo o filme encontra-se ao serviço da piada fácil.
A historia é absolutamente absurda, dois jovens de origem asiatica e moçulmana amigos e americanos querem viajar ate Amesterdão, contudo no aviºao sao confundidos com terroristas e enviados para Guantanamo, onde escapam minutos depois, sendo o filme as peripecias dos dois amigos na preseguição que lhes e movida.
Tem neste titulo uma dimensao mais politica e satirica, se bem que a imaturidade do filme nao faz com que ninguem leve a serio a critica que e efectuada.
O argumento e pouco imaginativo na sua construção quase sempre linear e pouco maduro, as personagens sao extremamente exteriotipadas e quase sempre sem piada, salva-se por alguns gags humoristicos que resultam em pleno, mas pouco para qualquer tipo de filme.
A realização neste tipo de filmes e sempre um elemento circunstancial e neste filme nao foge a regra, pouco movimento pouco risco, e quase passa despercebida.
Os actores longe de grandes niveis de interpretação encontram-se reduzidos aquele tipo de papeis que resulta dentro das possiblilidades e muito em funçao da quimica das personagens, sendo os secundarios totalmente acessorio para o filme.

O melhor - Alguma coragem em algumas piadas.

O pior - Demasiado infantil e imaturo na sua essencia.

Avaliação - C-

No comments: