Thursday, May 22, 2008

Grace is Gone


Starring:
John Cusack, Shelan O'Keefe, Doug Dearth, Douglas James, Alessandro Nivola
Directed by:
James C. Strouse

Grace is Gone é daqueles filmes que surgem na sequencia de algum debate familiar relativamente ao conflito no iraque, daqueles filmes pequenos apostados em reflectir nos danos colaterais de um conflito, sem nunca assumir uma vertente declaradamente politica, incidindo num filme na sua vertente mais comercial, o certo é que e daqueles filmes, para ser mais discutido e valorizado do que visto. Contudo mesmo nos seus principais objectivos o filme esteve longe de qualquer conquista, no ponto de vista critico e apesar da maioria de pontos positivos nao brilhou e a sua pouca dimensao comercial, nem resultados residuais deixou.

Grace is Gone e um filme extremamente pequeno, com todos os tiques de filme independente, quase sempre demasiado silencioso, que opta por transmitir os sentimentos principalmente a angustia de personagens quase sem ruido oferecendo uma dimensao quase claustrofobica ao filme. O filme e pequeno em quase todas as suas dimensoes, sempre preso ao esteriotipo de filme independente, que nao precisa de explorar muito para conseguir os objectivos, o certo e que o filme peca por falta de desenvolvimento nos seus parametros de base, quase sempre demasiado preso a um principio pouco evoluido, num filme linear, pouco ligado e pouco coeso entre si, mas que acaba por ter na sua reflexao sobre o silencio, e acima de tudo sobre a incapacidade humana e choque o seu maior potencial.

O filme conta-nos a historia de um pai, que vê a sua mulher a embarcar para o conflito no iraque e fica com as duas menores a seu encargo, apos ter recebido a morte da sua esposa em conflito, tem como principal obstaculo o facto de ter que contar a estas, sendo o filme debruçado na reaçao dele relativamente a morte, e a forma como tenta gerir conflito gerado por este problematico.

O filme esta longe de ser brilhante e com potencial, e um filme preso, e lento, demasiado simplista, tendo em conta os temas que aborda, e o potencial do filme que poderia ser, mesmo assim a de valorizar a forma especifica como analisa um conflito individual numa prespectiva mais generalista.

O argumento peca pelo subdesenvolvimento, demasiado simplista, pouco desenvolvido, quer no conteudo, quer acima de tudo na forma como apetrecha o filme de um desenvolvimento narrativo, e demasiado silencioso em todos os momentos, e demasiado centrado nas imagens redutoras.

A realizaçao assume-se ao estilo mais caracteristico independente, cortes fixos na imagem, camara em movimento em volta das personagens estaticas, apesar de pouco original tem os seus pontos positivos,a congruencia com o argumento.

O cast liderado por um Cusack, que nos parece estar numa fase pior da sua vida, com pouca capacidade para dar dimensao a personagens com demasiada complexidade, perdendo aos poucos todo o protagonismo para as pequenas actrizes, essas sim o coraçao interpretativo do filme

O melhor - A força politica do filme

O pior - Demasiado linear e simples tendo em conta a tematica

Avaliação - C


1 comment:

Anonymous said...

Putz. Você é um lixo. Aprenda a escrever direito e pare de se repetir.
Parágrafos repetidos, idéias pouco desenvolvidas e frases que transmitem a mesma idéia seguidamente.
Fala muito e diz pouco.
Avaliação: zero. Seu merda.