Saturday, May 24, 2008

Deception




Em termos de cast poucos filmes reunem um vasto leque de actores como este Deception, com uma premissa com o misterios necessario, os ingredientes estavam reunidos para um empolgante filme dirigido naturalmente para uma comercializaçao vasta mais que qualquer tipo de primor critico. mas nos ultimos anos temos assisitdo a cada vez maior ligação entre estas vertentes. Desde logo com as primeiras criticas negativas, observou-se uma pouca expansao do filme, que resultou numa autentica catastrofe a todos os niveis, como se diria a verdadeira Decepção.

A grande falha de Deception e ser muito pouco desenvolvida na forma como cria toda a trama, tudo e demasiado linear, com poucos jogos morais, e acima de tudo faltas de complexidade, as personagens sao muito pouco desenvolvidas, e parece sempre que o filme nao se importa em sustentar aquilo que mostra, o que lhe da um teor muito pouco coeso.

A dificuldade em se assumir como genero tem tambem contrapartidas negativas no filme, falhata-lhe suspence para o triller mas é demasiado vago para se assumir como policial, dai que apesar de prender em determinados pontos o espectador, sempre pela força dos actores, nunca consegue ser imponente.

A historia debruça-se sobre um introvertido gerente que no primeiro dia de trabalho se encontra com um confiante colega de trabalho, que lhe descobre as dificuldades, e lhe ajuda a envolver-se num polemico grupo de sexo casual, ate que este começa a ser manipulado em virtude de uma paixao assumida. Nest parametro a vertente romantica do filme, e extremamente descontextualizada de todo o filme, e demonstra algum desnorte na construçao do mesmo.

O argumento peca pela pouca complexidade e pela tentativa de ser o minimo de desenvolvido, e isso abre brecha incriveis no filme, nao so na forma como este e desenvolve mas mais gritante na forma como se constroi, tudo aparece algo solto, sem aviso previo, que dificulta a ligaçao dos espectadores ao filme. Para alem disso apesar de nos parecer que as personagens ate poderiam ter valor para tornarem o filme mais interessante o desinteresse na sua caracterizaçao desprediça por completo este aspecto.

A realizaçao e sombria, com movimentos e flashs continuos, bem envolvida no ambiente que o filme quer traduzir, talves se perca em outros conformismo do argumento, mas no competo geral nao e por aqui que o filme perde o valor.

O cast é fortissimo, Jackman e neste momento um dos actores mais carismaticos, contudo nos ultimos tempos tem colecionado floops, contudo parece-nos totalmente desaproveitado numa personagem extremamente linear que tinha espaço para ser a verdadeira alma do filme e que torna-se acessorio. no polo oposto esta Mcregor, depois de um inicio incrivelmente explosivo, tem abrandado a carreira, em registos sem chama, aqui mais uma vez tem um papel cinzento e pouco expressivo, precisa de nova chama, embora a sua actual doença possa adiar. Na parte femenino o despredicio de Maggie Q, e contornado com a forma como e construida Williams, a verdadeira luz do filme nas suas apariçoes silenciosas, e neste facto sim, a falta de infrmaçao joga a favor de uma personagem, que Williams requinta com o enigma necessario


O melhor- As primeiras apariçoes de Williams


O pior -O desaproveitamento total de Jackman num vilao que poderia ser de outra dimensao


Avaliaç~o -C-

No comments: