Tuesday, September 04, 2007

Hairspray




Haispray, independentemente do sucesso que obtive-se ou não seria sempre um dos acontecimentos cinematograficos, do ano, primeiro pelo risco de colocar um dos actores mais mal amados da actualidade num papel de mulher sempre polemico, por outro lado porque os musicais começam a perder folgo neste reborn, e acima de tudo porque a comedia musical parecia em desuso, mesmo tendo em conta esta nova vaga. Contudo dois pontos de interesse poderia ser o balao de oxigenio do filme, por um lado o regresso de Travolta ao genero pai, ao musical mesmo que vestido de mulher, e com quilos e quilos de maquilhagem, e depois o regresso de Pfeifer ao canto depois de obter sucesso com Fabuloso irmãos baker, sendo que esta nostalgia poderia segundo vozes mais rebeldes fazer um filme, condenada a partida quiça num sucesso de bilheteira.

E eis que a minoria tinha razão o filme rapidamente impulsionado por um louvor critico generalizado, resisitiu as polemicas das facções mais cor de rosa de Hollywood, e reuniu um sucesso impressionante de bilheteira com uma das maiores aclamações de um filme no ano 2007, resultando num dos filmes mais falados e consequentemente mais vistos.

E certo que a comedia musical nao tem o impacto de musicais mais serios e de teor historico que ultimamente tem sido lançados, nem tao pouco a imaginaçao dos musicais mais revolucionarios que relançaram o genero. E verdade que muitas vezes a comedia musical e limitado no alcance do seu humor, que nao lhe permite muito mais que piadas obvias e porventura demasiado gastas. Deste mal padece Hairspray, ao encarnar na perfeição o genero que representa, com a simplicidade e magnificiencia produtiva dos musicais, mas com as contigencias que a comedia lhe tras, do ponto de vista da qualidade mas acima de tudo na maturidade com que o filme e apresentado.

Hairspray e recheado de moral, moral interna, politica tudo esta presente no filme, misturado, abordado ao de leve, vamos ter em conta todos estes aspectos pela visao de uma jovem gordinha que entra no mundo dos sonhos da fama. COmo qualquer musical o argumento nao e extenso, nao e complexo, mas sim capaz de acentuar caracterirsticas, neste particular o filme acerta, contudo parece-nos sempre demasiado parco em dimensão, e acima de tudo na forma limitada como constroi as personagens e as relações que leva a que o alcance do filme nao seja assim tao grande.

Hairspray e um filme positivo, apesar de lhe faltar elementos e mais valias, mas acima de tudo consegue a fidelidade, e nao exagerar no histerismo musical, que muitas vezes e a maior dificuldade deste tipo de filmes, so em espaços e na personagem de travolta estes aspectos se sentem, mas sempre com pouco impacto no filme.

O argumento e recheado, mas ao mesmo tempo o resultado final carece de magnitude, traduzindo um filme familiar tipico, com tiques musicais, e mais proximo de um publico mais juvenil, esta opçao e clara com predominio das personagens mais novas e adolescentes perante os conflitos das personagens mais maduras.

A realização de SHrkman e na sua maior parte simples, sem grandes produções centrando tudo quer nas coreografias quer na caracterização das personagens, sem os cenarios megalomanos, ea fotografia e direçao artistica tipica dos grandes musicais o filme centra as suas fileiras na interpretaçao musical das suas personagens.

A interpretação tem aqui grande expectativa, principalmete travolta como mulher, e aqui parece que o filme carece de realismo, o histerismo da personagem extremamente exagerado confere pouca realidade ao papel, parecendo que Travolta limitou-se a decorar uma parcela de expressoes e utiliza-las vezes sem conta durante as quase duas horas de filme. Depois agradaveis surpresas, como Madsen e Pfeifer a demonstrarem a versatilidade musical ja reconhecida, e um Efron no centro da fama depois do sucesso brutal de High School Musical, nos seu primeiras passagens pos sucesso, num papel que encaixa na perfeiçao com o demonstrado no tele filme.

Enfim uma das sensações do ano, que por ser razoavel conseguiu de forma sobrevalorizada subir mais que esperado.


O melhor - AInda assim a moral que recheam os musicais.


O Pior - Os tiques de boca e histericos de Travolta


Avaliação - B-

No comments: