Thursday, September 20, 2007

Amazing Grace




Amazing Grace é o tipico filme de tradição britanica que devido ao seu tema politicamente correcto acaba por abrir horizontes, e entrar em boa dinamica nos EUA, mesmo que a sua historia e a sua produção seja o tipico britanico, o certo e que Amazing Grace, mesmo não tendo sido fortemente aplaudido pela critica, onde passou com alguma mediania, foi uma das sensações do ano, e dos poucos filmes ingles a aumentar consecutivamente o numer do cinemas com o filme, bem como relançando o tema que deu origem ao nome do filme.

Como qualquer filme que aborda a escravidão do ponto de vista politico o filme acenta acima de tudo mais que imagens e sequencias em valores de personagens, este ponto e mesmo o ponto mais vincado do filme, o inaltecer dos valores humanos da personagem central, mesmo que por diversos momentos o filme seja extremamente parado e pouco interessante.

A historia centra-se numa peronagem que aos poucos vai entrar num conflito internacional politico em defesa dos ideais que reprimem a escravidao, alias este ponto e sempre o mais vincado em todo o filme. A personagem tem sempre e ao longo de todo o filme um conflinto interno permanente entre as suas ambiçoes e as suas relações o contexto.

O filme quer no seu fio condutor, mas acima de tudo na forma como a narrativa prossegue e demasiado academica, todos as esconhas do filme sao as obvias, evitando por um lado riscos é certo, mas perdendo sempre a capacidade de surpreender e marcar o espectador, que ficara sempre mais ligado a outros filmes mais arriscados e mais adultos do que este Amazing Grace.

O filme apostou sempre na minha opiniao na relaçao com os ingleses numa causa global podendo ter sido este aspecto o impulsionador do filme a nivel internacional

O argumento apesar de coeso e bem construido, e na sua globalidade pouco interessante, demasiado preso a ideias pre defenidas, sem capacidade de se emancipar, de explorar novas alterantivas, com personagens demasiado repetidas. o filme o que ganha com o academismo perde pela mediania.

A realização de um filme de epoca tem sempre uns constrangimentos que necessitam de um realizador em grande forma, e neste particular parece-me que o filme passa com mediania, ja que pouco se fala sobre a realização que é estavel, mas nunca deslumbrante.

Quanto ao cast sustentado e preenchido pelo fantastic 4 Grudford, e o primeiro ponto que poe em check o filme, o actor esta longe de ser recomendado pela sua qualidade interpretativo, onde e bastante limitado, e o seu carisma ja há muito que esta longe de ser adquirido, como se pode ver em Fantastic 4. O actor esta longe de ser um grande actor. No restante o filme e positivo, com uma serie de consagrandos britanicos em papeis secundarios para equilibrar e fornecer uma base mais seria ao filme, principalmente Gambon e mesmo Finney.


O melhor - O reavivar da musica Amazing Grace


O Pior - o protagonista, por muito que tente nao tem talento para estas andanças


Avaliação - C

1 comment:

Susana Fonseca said...

Confesso que comecei a ver o filme e, talvez por não estar num dia apropriado, não acabei de o ver. Continua na lista à espera de ser revisto. Mas do que vi não considerei as interpretações muito boas.
Gosto bastante de alguns filmes de Michael Apted, talvez por isso também não tenha entrado no espírito deste.
Entretanto comecei a ver a série Roma, e considero-a uma grande produção, de grande qualidade.