Friday, August 10, 2007

Surf's Up




A animação tem se tornado nos ultimos anos, um circuito com uma luta interna forte entre produtoras no sentido de obterem a liderança neste circuito. Durante este verão apenas os maiores estudios apostaram, numa ja habitual disputa entre a Disney e a sua Pixar e a Dreamworks, ao cobro do seu maior franchising Shrek. Dai que a quase desconhecida Sony Pictures Animation, foi a unica a arriscar uma produção no meio de tanto lançamento. O resultado foi claramente inferior ao obtido pelos "grandes", obtendo resultados vulgares de bilheteira, e passando ao lado da critica que apesar de nao o rejeitar nao perdeu muito tempo em louvores.

Os pinguins sao um animal preferido dos produtores de animação, o sucesso no ultmo ano de Happy Feet impulsinaou ainda mais estas opções dai que seja algo repetitivo esta escolha, depois este filme acrescenta como outro ingrediente o Surf, em pleno verão funciona na plenitude esta escolha. O filme tenta ser inovador, filmado sob a forma de documentario o filme perde-se logo neste parametro ao nunca conseguir seguir este rumo, perdendo por demasiadas vezes este aspecto.

A historia conta-nos a evolução de um pinguim surfista e principalmente a relaçao deste com o seu idolo que pensava estar morto mas que durante o filme se ira tornar no seu mestre. O filme desenvolve-se rapidamente sem grandes nós narrativos e optando sempre pelos caminhos mais simples e menos apelativos, sempre rebocado por piadas que intermitentemente vao sendo conseguidas, com maior ou menos sucesso.

O filme dificilmente atinge os niveis conseguidos por obras de outras produtoras, apesar da inclusao de alguns aspectos extremamente criativos, mesmo assim na sua essencia o filme e algo repetitivo e por vezes demasiado vulgar, num cinema que cada vez mais exige empenho e creatividade.

O argumento, aparece-nos talvez demasiado juvenil, e menos infantil, o que tendo em contas que se trata de pinguins pode desde logo na base do argumento obter alguma indifinição do seu publico alvo. A historia decorre a um ritmo acelarado, com simplicidade e sempre com o humor extremamente presente principalmente servido pela personagem da galinha. As personagens são bem criadas e caracterizadas com caracteristicas interessantes e com grande dimensionalidade humana, sendo o aspecto mais forte do argumento, nao sendo tao forte a forma como as relações sao criadas ao longo do desenvolvimento da historia.

A nivel produtivo, e apesar de ter um nivel bastante razoavel, encontra-se algo longe do que a pixar e a dreamworks ja obtiveram, sendo os grandes ganhos produtivos do filme relacionados com a opçao documental que o filme adopta como forma de abordar a narrativa.

A escolha do cast de vozes, e uma vez que esta produtora e nova neste tipo de cinema teve de incidir num conjunto de actores de primeira linha para dar voz as suas personagens, assim observamos Labouf, Hedder, Bridges e Deschanel caracterizarem bastante bem as suas personagens encaixando na perfeição no perfil de cada uma delas, e enriquecendo em longa escala o filme.

Enfim mais um titulo de animação do ano, sem os focos dos grandes estudios do genero, mas sim, pequenos passos que podem conduzir a um futuro cinema de alto nivel.


O melhor - O casting de vozes


O Pior - O medo de assumir originalidade que só por vezes parece querem aparecer.


Avaliação -C+

No comments: