Wednesday, August 08, 2007

Ratatouille




A animação de qualidade tem um nome, PIXAR, e por mais que cada vez seja lugar comum grandes investimentos por parte de outras produtoras no submundo da animação, os resultantes ficam sempre a anos luz do que esta produtora em conjugação com a Walt Disney consegue fazer, apenas a espaços a DreamWorks consegue se aproximar, mas mesmo assim sem a maturidade e a complexidade que os filmes assumem. No intervalo de tempo mais curto entre filmes desta produtora de sempre (cars saiu o ano passado), chega-nos uma das historias mais intrigantes da Pixar, sempre projectada em mundos paralelos, neste caso os ratos neste filme de animação de nome estranho. O filme como os seus precedentes tornou-se rapidamente num sucesso de bilheteira impulsionando por uma boa campanha de Markting, e acima de tudo recolheu um louvor quase unanima da critica que valorizou muito este filme, e o torna no mais serio candidato ao Oscar para melhor filme animado no proximo ano.

Dizer que Ratatouille não se encontra entre os melhores filmes da Pixar esta longe de ser uma critica, já que todos eles se pautam dentro de um nivel excelente, contudo se dissermos que Ratatouill demonstra bem a grandeza e qualidade criativa dos estudios ja o valorizamos ao seu nivel.

E incrivel a forma como os filmes da pixar conseguem ser ao mesmo tempo adultos, na forma como orienta as vivencias das suas personagens e das suas relações, com a infantilidade da crianção de mundos imaginarios e acima de tudo com uma moral de principios basicos recheados de significado. Este equilibrio mais uma vez e perfeito, embora neste caso particular nos parece algo mais descaida para a vertente infantil ao contrario do que aconteceu por exemplo em Cars.

Contudo ressalta mais uma vez a vista a riqueza criativa, ideologica e moral do filme, que retrata a historia de um rato com gostos afinados que de uma forma atribulada se torna chef num dos restaurantes mais conceituados de Paris.

O filme tem um ponto positivo bastante forte, a personagem central, complexa, com dotes tipicos dos humanos, consegue fazer funcionar na plenitude a vertente moral do filme. Contudo perde e principalmente tendo em conta outros titulos da pixar, numa caracterização do mundo dos ratos mais deficitaria, e que normalmente sao os pontos mais positivos dos filmes da pixar, se tivermos em conto o dos peixes, monstros e ate impensaveis carros.

Mesmo assim o argumento apesar de nos parecer menos elaborado do que os outros filmes, e extremamente rico em em moral, sentimentos, baseado numa personagem central muito bem montada e caracterizada, e com uma linhagem narrativa dentro do equilibrio ja falado extremamente forte na Pixar. perde talvez na caracterizaçao contextual caracteristica da pixar, e na falta de profundidade das personagens secundarias, demasiado lineares.

A nivel produtivo, e apesar de se encontrar no patamar mais elevado, não obtem o nivel que por exemplo observamos em carros e acima de tudo em Incriveis, mesmo assim e impressionante a dimensar do realismo das feiçoes de determinadas personagens. neste aspecto fica a duvida se esta menor evolução nao se deve mesmo a uma opçao artistica extremamente justificavel.

As vozes, e apesar de nao constar no seu leque nomes conceituados do cinema, acabam por ser extremamente bem enquadrados no filme, e serem uma mais valia para o mesmo principalmente a voz da personagem principal.

Mais um filme riquissimo, da produtora que continua a dar valor a verdadeira moral infantil e a qualidade da animação.


O Melhor - O nivel que a Pixar atinge a cada filme.


O Pior - Sera sempre comparada com outros titulos da produtora, e assim e inferior a maioria destes principalmente por nao conseguir definir tao bem o contexto onde se realiza


Avaliação - B

No comments: