Saturday, August 04, 2007

The Simpsons Movie




A maior serie de desenhos animados da historia da televisao tinha sempre se ausentado do grande ecra, muitas das vezes por opção artisitca outra pela falta da necessidade da mesa, mas com o passar dos anos, e jao vao quase 20, as gerações comecaram a ficar cada vez mais famialiarizados com os peculiares bonecos e eis que surge a ideia de um filme, dentro da animação tipica da serie de forma a agradar os inumeros amantes da serie. O filme apesar de algumas reticencias na fase de produçao, ou seja, quem iria pagar para ver uma episodio maior dos Simpsons, ate o proprio homer coloca essa questao no inicio do filme ao espectador. Contudo com o lançamento do filme foi notorio que os espectadores nao resistem ao humor ja caracteristico dos Simpsons e que a critica tb nao, e mais uma vez comproval a origem de um sucesso comercial e de longevidade sem precedentes.

Dizer que Simpsons The Movie, é fiel a serie e um dos pontos mais positivos que o filme pode ter, pouco humor tem tanta concretização e sucesso como o dos Simpsons sendo que este aspecto esta potencializado ao maximo na hora e meia de duração do filme, o filme tem ritmo, tem fidelidade e um humor ao mais alto nivel da serie, tem contra si o facto de para quem na segue a serie o filme soe algo a estranho.

A historia tem o seu que de estupidificante, à boa maneira da serie, onde Homer, com as suas caracteristicas de personalidade que nos adoramos totalmente intactas, coloca em causa a sobrevivencia de springfield, depois tudo o que estamos acostumados, humor negro e ritmo alucinante.

As criticas apontam para o facto do filme pouco mais ser do que um episodio de longa duração, e a questão é, mas nao era isso que nos queriamos, ou seja mais duração com os ingredientes que tanto gostamos, funcionando o cinema como um veiculo que pode dar ainda mais mediatismo a serie e quem sabe permitir como nos desejamos que ela continue por mais anos e anos.

Do ponto de vista produtivo, o habitual em Simpsons, o que nao poderia ser de outra forma, sem grandes invençoes nem inovaçoes, os Simpsons são feitos da forma como sao e sempre nos cativaram. De referir que as participações especiais que sempre abrilhantaram as series sucessivas da serie tb se encontram aqui a um bom nivel.

Enfim um episodio de 90 minutos de um bom nivel de Simpsons e sempre aquilo que desejamos para este filme.


O Melhor - O simplificarem o filme, com os tradicionalismos da serie que tanto nos cativa.


O Pior - Quem nao gosta ou nao conhece os Simpsons fica algo perdido com as privates e com o humor prorpio usado na serie, e assim o cinema nao consegue abrir mais propria para as personagens.


Avaliação - B+

No comments: