Monday, August 06, 2007

Reign Over Me




Quando este titulo foi anunciado e conhecida a sua premissa, muitos aclamavam por um dos filmes mais arrebatadores e sentimentalistas, principalmente por tratar de forma emocional as perdas relacionadas com o 11/9. Contudo atrasos nas conclusoes do filme, e principalmente de distrivuiçao, conduziu a que o filme sai-se fora da temporada de galardoes onde poderia ter mais visibilidade, e colocou no inicio do ano, epoca normalmente mais calma, e isto conduziu a que o filme foi ignorado por grande parte dos espectadores, e a propria critica nao foi tão seduzida pelo filme, que passou quase como ignorado pelas diferentes dimensoes.

O filme assume-se como que um marco sentimental do 11\9, apesar de como a personagem central do filme raramente abordar este assunto o filme tem sempre uma componente melancolica que o segue e que lhe confere uma nostalgica visao dos acontecimentos.

A historia do filme tem forte dimensao emocional, por vezes demasiado desligada e pura, mas estes aspectos acabam por se conjugar num filme tocante e absorvente.

A historia e algo estranha, alias o filme todo e ele algo estranho, conta-nos a ligaçao de um dentista, com um seu colega de Universidade, que encontra ocasionalmente na rua, este contudo encontra-se completamente perturbado pela perda da sua familia toda num dos atentados do 11/9, contudo ambos conseguem se manifestar completamente e acima de tudo intimarem sempre que se encontram o que leva a uma ligaçao mais forte. O ponto forte do filme e a dictomia entre a loucura e o periodo de adaptaçao, e ate que ponto isso e mais ou menos adaptavel. O filme e sobre a luta entre a loucura e o sofrimento. QUe e sempre transmitido de uma forma pura, embora por vezes demasiado solta.

Mesmo a participaçao das outras personagens acaba sempre por ser mais apaixonada do que racional.

O filme falha em alguma coesao do argumento, e acima de tudo no facto de ser demasiado intimista, que afasta o significado mais forte que o filme poderia obter.

O argumento e apaixonado, rico do ponto de vista de gerador de emoçoes, as personagens sao bem criadas principalmente as mais naturais, ja a principal parece-nos demasiado fora do contexto emocional humano, mesmo quando lhe transferem grande dose de loucura.

O ponto mais interessante do filme e a forma como Nova York e realizado, os planos longos nocturnos captam uma cidade deserta, receosa, mas acima de tudo nostalgica, onde Binder consegue que o seu filme capte atraves das imagens as sensações que este quer transmitir na historia de uma forma magistral. Tambem funciona neste aspecto a forma como e conjugada a realizaçao com a beilhante banda sonora.

Quanto ao cast liderado por dois actores em bom momento de forma, Cheadle, que acaba por se tornar num dos actores afro americanos com mais poder no cinema muito na linhagem de Denzel Washington, com um equilibrio interpretativo sempre forte, e Sandler, numa nova tentativa pelo cinema dramatico, onde apesar de estar a alto nivel, nao consegue tirar os dividendos que obtem na comedia, contudo parece-nos que isto se relaciona mais com as ligações das imagens mentais dos espectadores do que pela falta de qualidade do actor

Enfim um filme nostalgioco e sentimentalista sobre a tragedia do 9/11



O melhor - Os planos nocturnos de Nova York, mais que belos, emblematicos


O Pior - Por vezes o argumento perde ligaçao, com a geração de sentimentos


Avaliação - B

No comments: