Sunday, July 16, 2006


Superman Returns

Starring:
Brandon Routh, Kate Bosworth, James Marsden, Kevin Spacey, Parker Posey
Directed by:
Bryan Singer

Há muitos anos que se esperava por este filme, o regresso do maior super heroi da historia era aguardado por todos os fãs de cinema, primeiro porque queriam observar a ligação dos novos meios ao heroi, e depois acima de tudo que rumo ia levar. Muitos foram os realizadores, e actores que ficaram ligados ao projecto, diferentes historias poderam ter sido contadas, mas no final foi Singer (o dinamizador do projecto x-man) e o estreante Brandon Routh, quem figurou no livro. Muitas duvidas existiam em relação ao filme, Singer, optou por continuar a historia anterior, com um interregno de 5 anos, no temporal da narrativa, nao querendo começar do zero como Nolan tao bem fez com Bateman, e isso talvez foi o maior erro, ja que a maioria dos espectadores do cinema actual pouco ou nada tem de contacto com os superman de Donner.
Depois as expectativas eram muito elevadas, ja que os anos de espera foram muito e os fas também. Contudo os resultados de bilheteira estiveram longe da explosão o filme apesar de uma boa estreia ficou longe de records que se esperava, e a nivel critico Singer conseguiu boas recepções, isto porque priveligiou a dimesão sentimental do filme em deterimento de um festival de acção, demonstrando um filme sensivel, quase uma opera do super homem.Dai que estavamos a espera de menos coração e mais fisico neste filme. Contudo apresenta um produto solido com qualidade a mais para um filme de super herois mas que e natural tendo em conta o percurso de Singer no cinema.
O argumento do filme e arriscado, já que para muitos jovens pouco faimiarizados com a historia, pode demorar a perceber determinados aspectos, mas mesmo assim encontra-se bem articulado, adulto e acima de tudo com uma coesao sentimental muito elevada.
A nivel de produção, apesar de grandes investimentos, parece-me bem efectuados, se bem que nunca demontre grandes toques de genialidade como os grandes blockbusters costumam fazer, ou seja apesar de eficaz, fica a anos luz de filmes como Matrix, Harry Potter, Lord of Rings e mesmo Spider Man. A realização e muito bem efectuado, sendo a toada emocional do filme marcada por bons planos de face que resultam muito bem.
Por fim o grande triunfo do filme, esta no cast do desconhecido Routh para um dos papeis mais importantes do cinema, e ao mesmo tempo pesado, assumindo a personagem de uma forma soberba, encaixando prefeitamentente na imagem construida de Superman, também a belissima Bosworth, parece-nos a escolha ideal para Lane, ja que concilia alguma fragilidade com uma estabilidade emcoional perfeita para o papel. Ja Spacey e uma vez que as expectativas sao sempre elevadas relativamente a este actor, esta bem conseguido apesar de não deslumbrar, e poderiamos ter assistido a uma criação, bem mais marcante tendo em conta o actor e o papel em causa, mas o guião nao seguiu esse caminho. Por ultimo de referir o toque de classe da presença de Marlon Brandon como o pai de Superman, com momentos nao editados do primeiro filme. A sensação que fica é que talvez nos tenha sido dado uma profundeza emocional a mais para aquilo que o filme exigia, e talvez conduza a que este filme satisfaça quem o veja, mas que rapidamente seja esquecido, pois esta nao e a imagem que temos construida do SuperHomem.

O Melhor- Os valores emocionais do filme, e a toada emocional que o filme adopta, brilhante...

O Pior - Não é esta a imagem que temos do superhomem, dai que pode facilmente ser esquecida.

Avaliação - B

No comments: