Friday, July 28, 2006


She hates me...

Starring:
Anthony Mackie, Kerry Washington, John Turturro, Woody Harrelson, Jim Brown
Directed by:
Spike Lee

Spike Lee sempre ambicionou que a polémica fosse a sua imagem de marca, utilizando valores politicos e quase racistas para caracterizar os seus filmes, contudo nunca ou raramente foi ovacionado, ou mesmo obteve grande consagração com este tipo de atitudes, apenas esporadicamente tinha mais reconhecimento em certas obras como Malcom X e Summer of Sam, ja que por vezes a polemica inicialmente lançada acabava por se evaporar com o desenvolvimento do filme.
O mais curioso e que Lee so obteve reconhecimento do publico quando se deixou de polemicas, quando fez o seu unico filme tipico de acção, inteligente sem grandes moralismos, em "The Insider", demonstrando que o publico esta farto de propaganda acusatoria politica nos seus filmes. E este Insider surgiu porque dois anos antes Lee teve o expoente maximo do Falhanço com este "She hates me", onde tentou elaborar uma comedia afro americana, acusatoria e provocadora, e se a critica não gostou o publico muito menos. E o que é certo e que um nome instaurado como Lee nao se pode dar ao luxo de filmes como este, ou seja o filme apesar de rebelde e ate bem construido de base, acaba por se perder por um lado em personagens extremamente básicas, como o protagonista, em cenas de sexo extremamente longas e acima de tudo numa complexidade narrativa que caminha para o abismo, como ja tinha sucedido em outros filmes do autor. O tema da venda de esperma ate parece interessante mas toda a contextualização do filme me parece extremamente forçada. Talvez Lee deva comparar os seus ultimos dois filmes e ir no caminho de The Insider onde pela primeira vez demonstrou a sua inteligencia natural.
De referir por ultimo o bom cast feminino, carregado de mulheres bonitas, mas por outro lado falha redondamente em Mckie, ja que nos parece sem carisma para assumir um papel desta dimensão, e todos sabem a importancia do protagonista para o sucesso doi filme.
Enfim mais um filme polemico de Lee, mas que acaba por passar despercebido, porque quem quer levantar vozes sempre e para todo o sempre acaba muitas vezes por ser ignorado.

O melhor: A base narrativa do filme.. bastante bem conseguida... o tema interessante

O pior - A forma como todo o tema e contextualizado.

Avaliação - C

No comments: