Tuesday, November 05, 2024

Terrifier 3

 De filme para filme esta obra gore de Damien Leone foi ganhando fas e um conceito de culto que provavelmente poucos esperariam, de tal forma que este terceiro filme acabou por se tornar num simbolo do Halloween deste ano com uma loucura em torno da personagem de Art the Clown. Pois bem quem também parece que foi na onda foi a critica que valorizou criticamente o lado mais violento e quase amador com que o filme acabou por ser realizado. Comercialmente os resultados foram extraordinarios principalmente tendo em conta o ponto de partida de toda a saga.

Sobre o filme podemos começar por dizer que quer ser mau e consegue ser em todos os aspetos, desde logo porque as duas horas nao revestem o filme de qualquer historia, sendo que a unica coisa que o filme quer ter e sequencias de pura violência sem limites sem qualquer tipo de razão. Por tudo isto parece que gostar desta obra, nem na ironia parece ter lugar, porque a violência exagerada nao tem qualquer motivo, soando apenas a estranho.

Podiamos dizer que as sequencias de sangue e de tripas a céu aberto, eram extremamente reais e por isso o filme fazia vincar o seu lado mais violento com algum realismo, mas isso nao existe o filme é mal produzido, pouco realista, exagerado, sádico a um nível doentio, nao sendo possível para mim encontrar qualquer elemento criativo, com a exceção de efetivamente Art the Clown poder ser efetivamente um bom boneco de Halloween.

Eu compreendo que se queira fazer buzz com um filme declaradamente mau, compreendo que seja cool sublinhar defeitos e tornar qualidade, mas existe pontos claros que o filme não tem, historia, realismo, sobrando um prazer sadico incompreensivel que na minha opinião nunca é artistico na sua forma de ser acabando sempre por ser apenas nojento.

A historia acaba por seguir os intuitos de Art the Clown e a sua amiga Victoria num conjunto de mortes do mais violento e agressivo que podemos imaginar, reavivando alguns elementos do passado.

O argumento do filme é basicamente inexistente do primeiro ao ultimo minuto, dialogos completamente escritos por um mau programa de IA, ações incompreensiveis e mesmo nas mortes parece mais ir aos limites da loucura do que propriamente ter qualquer significado.

Leone ocupa um espaço proprio que tenho duvidas que muitos querem ocupar, o sangue e o sadismo ao maximo dizem na minha opinião algo sobre a sua maneira de se expressar sem que na minha opiniao isso seja minimamente artistico.

O cast e composto por um conjunto de atores amadores com prestações muito condizentes com o grau. Claro que todos podemos gostar das expressoes de Thorton no seu Art The CLown mas ai penso que o segredo acaba por ser no que melhor funciona no filme que é a caracterizaçao da personagem


O melhor - A caracterizaçao da personagem


O pior - Tudo o resto é mau e apenas sádico


Avaliação - D

No comments: