Saturday, August 06, 2022

Minions: The Rise of Gru

 Minions desde o primeiro Despicable Me foram as personagens que mais chamaram à atenção pelo seu caracter fofinho que se aproximou da maioria das crianças. Tal foi tão fundamental que rapidamente a sua produtora, não so os assumiu como o seu produto comerciai mais prioritario como acabou por tornar o franchising da saga associado ao seu nome. Neste verão de 2022 mais um filme sobre a base da ligação entre os Minions e o Gru. Criticamente o filme obteve uma mediania tipica do franchising o qual nunca foi propriamente um excelente produto critico, mas comercialmente voltou a imperar a sua ordem com resultados excelentes.

sobre o filme podemos dizer que a base da historia, e tudo menos pedagogica, tentando demonstrar uma forma de crianças tornarem-se vilões de primeira linha. Ultrapassando este ponto o qual esteve sempre vincado na saga, temos um filme que e mais do mesmo, quer na relação do vilão com os estranhos seres, quer nas apostas de outros vilões ainda mais malvados, quer a nivel produtivo. Pouco ou nenhum risco de um filme que procura essencialmente os dolares faceis.

Eu confesso que nunca fui fa da saga principalmente desde os momentos em que os Minions assumiram a lideraça.  O estilo de humor fisico pouco pensado, nao encaixa perfeitamente no estilo de humor que eu mais gosto, e nesse particular fica a ideia que o filme poderia ter mais risco ou mais originalidade quer na abordagem humoristica ou mesmo na narrativa. Mas isso normalmente da trabalho suplementar que o filme passa.

Ou seja mais uma saga dos Minions, apostado no dinheiro que o filme e o markting associado conseguiria ter para si. E daqueles filmes que rapidamente conseguimos englobar nos franchising geral sem nunca ter a possibilidade de fazer com que o mesmo acabe por ter alguma existència propria significativa, e nesse particular e mais do mesmo.

A historia segue o Gru, e os seus minions, indo ao final do primeiro filme dos minions, onde os mesmos acabaram por entrar no alcance do grupo de viloes mais procurado do mundo, e gru acaba por se associar e receber os ensinamentos de um veterano e abandonado elemento do grupo.

Em termos de argumento mais do mesmo, quer na narrativa, na formula basica das personagens, na opção por um humor fisico na maior parte das vezes sem grande sentido. Fica claramente a ideia que e um filme com pouco trabalho e que procura essencialmente dinheiro para quem ja gostou dos primeiros filmes.

Na realizaçao de este projeto de primeira linha da Ilumination temos o trio de realizadores que se foram associando ao projeto. Os mesmos sabem perfeitamente como utilizar o humor dos personagens, numa realizaçao de grande estudio, simples, de tarefa, que não arrisca em momento algum na sua arte concetual que ja vinha dos filmes anteriores.

No cast de vozes, Carell encaixa perfeitamente na personagem de Gru a qual foi sempre sendo criada conforme as caracteristicas da sua voz. No grupo de viloes, escolhas mais miticas do que competentes, algumas das quais, quase sem grandes minutos de filme.

O melhor - Os minions tem momentos engraçados.


O pior - Mas são poucos, o humor parece-me ultrapassado


Avaliação - C-



No comments: