Saturday, February 20, 2021

Music

 Quando as nomeaçoes dos globos de ouro foram anunciadas existiu um projeto particular que foi a surpresa que foi este Music, que marca a estreia na setima arte da compositora SIA como realizadora. Esta cultura pop da cantora parecia estar bem patente no seu trailer com muito daquilo que e a componente artistica da artista. Contudo essa boa receção nos globos de ouro foi particularmente surpreendente quando as primeiras e terriveis avaliações do filme foram lançadas e que o tornaram quase em um dos piores filmes do ano em termos de receção critica. Em termos comerciais a atual contingencia de pandemia e o lançamento quase direto para aluguer acabou por tornar o seu percurso quase inexistente.

Sobre o filme, pois bem é dificil avaliar este filme partindo de um pressuposto que não somos propriamente fãs de SIA quer em termos de interpretação quer em termos de fenomeno estetico, e o filme e na essencia o lado particular da artista, numa historia basica de dificuldade mas que acima de tudo parece tudo uma desculpa para pequenos video clips com os interpretes que tornam o filme muito dificil de ser visto.

Outro dos problemas esta na personagem de Music, apesar de o filme querer nos dar o mundo muitas vezes do ponto de vista daquela personagem ela simplesmente nao existe, e um conjunto de maneirismos repetidos ate a exaustao por uma dançarina e compenheira da artista que esgota qualquer espetador na mais de hora e meia de filme, sendo que tirando essa assinatura que e diferenciada mas completamente sem sentido o filme e um filme romantico classe b igual a outras.

Se por um lado a cultura pop e o excesso de video clip e pouco filme leva-me a não gostar do filme e mais que isso a interprete ser absolutamente irritante, parece-me que a assinatura de SIA esta bem patente, sendo que os fas da artista poderão se rever no filme, os que como eu nao gostam particularmente do estilo vão analisar a maior parte do filme como uma cultura popular pouco ou nada trabalhada.

A historia fala de uma jovem com uma patologia cognitiva incapacitante que apos a morte da avo fica a cargo de uma problematica irma que tem de ao mesmo tempo de organizar a sua vida e a da sua irma apenas com a ajuda de estranho vizinho.

Em termos de argumento o filme tem na base uma narrativa simples, novelesca, emotiva igual a todas as outras e que nunca consegue ser mais que isso. na historia temos apenas uma roupagem diferente da historia de sempre.

Na realizaçao SIA e ela propria, pensamos que somos muitas vezes em todos os momentos introduzidos num videoclip da artista e pouco mais. O cinema deve ser algo diferente e essa magia acaba por nunca aparecer.

No cast a escolha de Maddie Ziegler habitual colaboradora de SIA sai completamente ao lado, a personagem recorre a um tique estetico que usa ao longo de toda a duração tornando-se uma personagem irritante em toda a sua duração. Salva-se uma Hudson intensa que tem um papel vistoso, e um Odom Jr que consegue dar bons momentos musicais mas pouco mais.


O melhor - GOstanto ou nao tem assinatura

O pior - Eu nao gosto


Avaliação - D



No comments: