Saturday, February 27, 2021

Blithe Spirit

 Lançado no inicio do ano baseado numa peça de teatro tradicional inglesa, este filme que reuniu um elenco significativo acabou por se tornar um filme que não reuniu boas avaliações com o seu estilo tradicional de comedia. Tambem comercialmente numa altura marcada pelos lançamentos para os premios este acabou por ser um filme menor que passou despercebido ao comum dos mortais.

SObre o filme podemos dizer que temos a tipica comedia de costumes britanica, num filme claramente pensado para o teatro de gargalhada facil que acaba por nao encaixar de uma forma muito sigfificativo no cinema e isso deve-se ao facto das personagens serem do primeiro ao ultimo minuto demasiado pensadas para teatro nos seus dialogos ou mesmo no recurso a um humor fisico algo desatualizado.

A historia depois acaba por ter uma premissa que poderia ser engraçada mas que no final acaba por ser algo previsivel. Ao seu uma historia ja com alguns anos e normalmente utilizada em peças de teatro amador ficamos com a ideia que o humor do filme muito presente nem sempre consegue potenciar a historia ou mesmo a moral presente, mesmo que a escolha do cast em atores associados a comedia podesse querer trabalhar esse aspeto.

Por tudo isso parece claro que este e mais uma tentativa algo frustrada de dar ao cinema uma peça de teatro sem nunca querer rescindir com a sua base e o filme acaba por nao encontrar o seu real espaço, tornando-se em algo estranho. Não e um bom filme com muitas dificiencias que talvez por isso se tornou quase incognito.

A historia fala de um escritor com crise de inspiração que acaba por ser visitado pelo espirito da sua ex-mulher e sua musa, tendo que equilibrar os benficios de tal presença em termos criativos com o casamento entretanto criado.

Em termos de argumento a historia até pode ser estranhamente interessante e a mensagem moratoria interessante mas fica a ideia que em termos de execução o filme e o argumento ficam demasiado presos a um estilo teatral que nem sempre funnciona no grande ecra.

Na realizaçao Edwarda Hall e um realizador proximo do estilo mais tradicional britanico de castelos e costumes, e que aqui mesmo em comedia nao se solta do estilo. O filme tem algumas boas vertentes contextuais mas depois isso nao funciona totalmente quando o filme quer trabalhar os elementos comicos. Sera sempre um tradicionalista ingles.

No cast Stevens encabeça um filme com muito humor fisico estilo que ele tem assumido como preferencial nos ultimos tempos e que nao sei se e a melhor escolha de carreira. Demasiado preso a alguns maneirismos, percebe perder as cenas para uma FIsher e uma Mann muito mais habituadas ao humor em geral.


O melhor - O filme podera ter algum valor moral.

O pior - O humor tradicional nem sempre funciona nos nossos dias


Avaliação - C-



1 comment:

Beckys Bucketlist said...

This was loveely to read