Thursday, December 03, 2020

Jungleland

 Numa altura em que tudo continuou parado alguns estudios aproveitaram para lançar alguns projetos que se encontravam a aguardar melhores ventos na tentativa de que o desespero por novos titulos os fizessem funcionar. Um desses filmes foi este drama familiar de dois irmãos em busca do sucesso num nundo de criminosos, que contudo esteve longe de criticamente chamar particularmente à atenção já que foi tudo demasiado mediano. Em termos comerciais não sendo distribuido por uma das mais fortes aplicações de streaming o resultado foi curto.

Sobre o filme podemos começar por perceber que se trata de um filme independente, tipicamente de poucos recursos que tenta na ligação das personagens e acima de tudo no argumento sobreviver e ter os seus pontos de interesse. o filme e ate intenso nas personagens, nas vivencias das mesmas, com interpretaçoes consistentes que nos ficam na retina.

O lado mais negativo do filme e cair em alguns cliches dos filmes sobre a criminalidade e mais que tudo tornar algumas personagens demasiado lineares preparando assim um final de impacto que acaba por se tornar obvio. Mesmo assim e um daqueles filmes de poucos recursos que sem ser brilhante ou proximo disto nos consegue estar presos ao ecra com a sua intensidade.

Um filme daqueles tipicos que vimos, gostamos mas sem a força para nos fazer recordar a sua trama ao longo do tempo. Um dos filmes competente na abordagem e nas interpretaçoes mas que fica a ideia de no guião lhe faltar alguns elementos que o tornem particularmente diferente.

A historia fala de dois irmãos com dificuldades economicas que tentam o sucesso no mundo do box sempre ligado a associações criminosas, ate que obrigados pela sua sobrevivencia tem de embarcar numa road trip com uma mulher de forma a que esta seja entregue a um criminoso rival.

Em termos de guião o filme tem alguns lapsos principalmente no desenvolvimento da historia, com demasiadas encruzilhadas entre grupos criminosos. Fora isso penso que as personagens são bem montadas e as situações tambem funcionam.

Na realizaçao Max Winckler começa a ganhar algum espaço no cinema independente e tem conseguido chamar aos seus filmes alguns atores que ainda com algumas limitanções tem oferecido aos filmes a intensidade necessaria. Aqui uma tipica realizaçao independente que nao tira intensidade ao filme, parece um realizador a ocupar o seu espaço.

No cast a aposta em Hunnam e O'Connell da ao filme a intensidade e a diferenciação que o filme necessita. Parecem-me dois actores longe de encaixar o seu reconhecimento ao seu potencial fruto de algumas escolhas duvidosas. Nao sendo um filme com dimensão para o catapultar para altos voos as interpretaçoes merecem um sublinhado pela sua consistencia, sempre apoiados numa jovem Bardem que tambem e eficaz.


O melhor - As interpretações e a sua intensidade


O pior - A fase final do argumento


Avaliação - C+



 

No comments: