Tuesday, December 08, 2020

Freaky

 Um dos filmes que surpreendeu este ano foi esta comedia de terror com muita violência e que parecia uma aposta clara da Universal para o dia das bruxas, mas que acabou por ver a sua estreia marcada por uma paralisação do cinema que a levou a uma estrategia algo diferente. Surpreendentemente o filme ate funcionou do ponto de vista critico com avaliações essencialmente positivas sendo que comercialmente podemos considerar os resultados razoaveis tendo em conta o contexto mas fica a ideia que com outra normalidade os resultados tinham sido totalmente distintos.

Sobre o filme podemos ver que quem tem estado atento ao trajeto de Landon como realizador de terror consegue perceber perfeitamente a toada e um registo muito proprio deste filme que junta um terror de uma violencia extrema com uma comedia adolescente algo que anteriormente ja tinha feito embora num registo menos extremado do que este peculiar Freaky

Eu particularmente nao sou muito adepto do registo principalmente porque em termos comicos para alem do humor fisico de uma mudança de corpo entre sexos e estilos o filme praticamente nao existe quando poderia e deveria ter espaço para mais. Em termos de guião obviamente que o filme nao trás muita novidade mas isso ja era expectavel.

Mais que um filme de primeira linha temos o assumir de um novo genero que junta ao mesmo tempo o terror juvenil com a comedia negra o que parece funcionar principalmente junto do grande publico. O risco esta numa violencia total que o filme tem mas parece ter os condimentos para funcionar principalmente numa populaçao jovem-

A historia fala de um assassino em serie que depois de atacar uma problematica estudante de liceu acaba de trocar de corpo com ela e ter um dia para tentar reverter a situação que podera colocar em causa a forma como os seus amigos sobrevivam a tal dia.

Em termos de argumento o filme para alem de uma ideia que podera ser interessante principalmente do ponto de vista de comedia parece ser bem menos competente na materialização da historia que a acompanha e principalmente no humor.

Landom esta a aprimorar um estilo com poucos entusiastas mas que se tem tornado particularmente proximo do publico que e o terror comico. O filme e violento e ai o risco funciona em termos de humor para alem dos maneirismos o filme nao tem uma abordagem particularmente de autor, mas esta a fazer escola num genero proprio.

No cast temos um duelo entre um Vaugh que funciona bem na comedia e no terror e essa simbiose dá.nos um papel curioso e a jovem Newton a ganhar algum espaço mediatico despois de alguns bons papeis no passado.


O melhor - O genero


O pior - A falta de humor do filme.


Avaliação - C



No comments: