Tuesday, December 01, 2020

Happiest Season

 Numa altura em que a maior parte dos cinemas se encontram fechados eis que os estudios acabam por tentar encontrar formas de potenciar os seus projetos natalicios numa epoca sempre propicia a filmes que alimentem este estilo de filmes. A sony que tinha preparado um filme sobre um amor homossexual no natal com o seu estilo familiar lançou este filme que rapidamente se tornou num produto comercial interessante tendo em conta o mercado para o qual contribuiu certamente as boas avaliações criticas que o filme foi alvo.

Na base podemos dizer que este e um filme igual a tantos outros de natal no qual alguem leva um convidado para o seu natal tradicional e depois da-se a dificuldade de adaptaçao entre os lados e uma serie de situações inopinadas muito previsiveis ate a junção final. Ate aqui este filme e igual a tantos outros contudo a relaçao torna-se homossexual e o filme tras bem o assunto de sair do armario para uma tipica comedia de natal.

Nao e propriamente um filme que funciona de forma brilhante em termos humoristicos ja tivemos muitos filmes que conseguiram potenciar muito mais o efeito comedia. Mesmo em termos de situaçoes ja tivemos filmes mais competentes e este torna-se mesmo demasiado previsivel. Mas o toque num assunto tao atual e comum acaba por dar ao filme atributos diferenciados que justificam a atençao ate agora dada ao produto.

E sem duvida uma das comedias de natal principalmente pela sua capacidade de trazer a homossexualidade e as comedias familiares juntas. E daqueles filmes que marca mais pelo seu significado do que pelo seu conteudo ja que aqui ja vimos muitas coisas semelhantes e ate melhores.

O filme e o tipico de natal um casal, neste caso homossexual no feminino decide ir passar o natal com a familia tradicional de um dos elementos que contudo desconhece a tendencia sexual da filha a qual vai tentar esconder tal condiçao para ajudar a eleiçao do pai.

Em termos de argumento o filme vale mais pela ideia em si do que na concretizaçao. principalmente em termos humoristicos o filme nao e propriamente brilhante e perde para alguns competidores diretos dos ultimos anos, mas a questao da homossexualidade e o confronto de expetativas acaba por lhe dar um peso que outros nao tem.

Clea Duvall e uma atriz que tem apostado nos ultimos tempos na realizaçao e que tem um trabalho simples com todos os condimentos de comedia de natal que a tornam simplista na abordagem apostando mais fichas no conceito.

No cast Stewart e Davis encaixam bem na estetica das personagens embora com pouca exigencia algo que acaba por ser comum a todos os personagens num filme de comedia simples que nunca e propriamente de grande exigencia interpretativa.


O melhor - A homossexualidade e a forma natural como chega aos ecras no lado mais tradicional


O pior - Nem sempre o humor e funcional


Avaliação  C+



No comments: