Tuesday, December 22, 2020

Greenland

 Numa altura em que parecia que os filmes catástrofe estavam fora de moda, eis que surge em plena pandemia um regresso a essa tipologia de filmes sem grandes efeitos especiais, embora algumas sequencias esteticas de hipotetica destruiçao acabou por ver a luz do dia e tornar-se num filme com criticas medianas como a maioria dos filmes deste registo, sendo que do ponto de vista comercial fora dos EUA conseguiu resultados consistentes num ano particularmente dificil.

Sobre o filme podemos dizer que acima de tudo e um filme igual a muitos sobre a sobrevivencia a catastrofe e mais que isso sobre estar resignado ou não perante o destino, nao e um filme particularmente estetico nos seus efeitos ou no seu ritmo mas por sua vez o argumento e o basico para um registo deste genero que torna o filme basico e previsivel ao longo da sua duraçao.

Fica a ideia que o filme poderia do ponto de vista de entertenimento ter mais atributos ou mais personagens parece sempre algo vazio neste condimento principalmente tendo em conta que nos restantes ou seja em termos de sequencia de açao tambem nao e um filme brilhante o que acaba port ser pouco para um dos filmes com melhores registos comerciais.

Ou seja um filme simples para medir o pulso do cinema de açao em termos de tentativa de regresso. Fica a ideia que uma aposta basica sem grandes objetivos que cumpre moderadamente os seus requisitos mesmo que em termos de argumento pareça sempre um filme poucos motivos de interesse.

A historia fala de uma familia que se desencontra na tentativa de salvaçao do embate de meteorito com a terra que conduzira a morte de muitas pessoas e uma autentica luta pela sobrevivencia.

Em termos de argumento e um filme vazio nos elementos tipicos de analise do cinema, poucas personagens dialogos basicos e previsibilidade fazem este filme ser mais um entre muitos na tematica que assume.

Na realizaçao Roman Waugh e alguem associado ao filme de açao alguns dos mais mediaticos com Gerard Butler que tem aqui um filme pouco trabalhado com pouca dimensão para o filme em si. Denota-se o pouco investimento mas deveria ter espaço para um filme que depende muito da sua açao. Por alguma razao ainda nao e um nome reconhecido no genero.

Butler tem feito uma carreira inteira com este tipo de registo pouco ou nada exigente para alem da componente fisica, sendo este filme mais do mesmo. Ao seu lado Barracin pareceu poder ganhar outro protagonismo no cinema o que acabou por nunca afirmar sendo este filme a concretizaçao desse nao sucesso.


O melhor - Os cenarios apocaliticos finais.


O pior - Nao ser particularmente forte nas sequencias de açao.


Avaliação - C-



No comments: