Friday, December 22, 2017

The Mountain Between Us

Quando foi anunciado este projeto e mais que isso a estreia do mesmo, muitos pensaram que este seria um dos obvios concorrentes aos premios durante o ano de 2017. Contudo logo apos as primeiras visualizaçoes e tendo em conta as avaliações tremendamente medianas se percebeu que o objetivo do filme seria talvez mais comercial do que critico. Pese embora este facto tambem comercialmente o filme teve longe de grandes destaques com resultados mediocres principalmente nos EUA:
SObre o filme podemos dizer que sempre foi uma paixao de hollywood fazer filmes no qual os seres humanos eram expostos ao limite maximo da sobrevivencia, sendo que alguns deles tiveram muito sucesso outros nem tanto. Aqui temos uma registo diferente ja que mais que um filme sobre os limites da sobrevivencia das personagens temos um filme romantico sobre as mesmas em circunstancias adversas. E neste particular o filme funciona muito melhor e é mais trabalhado na vertente romantica quer estetica quer nos dialogos do que propriamente naquilo que e a luta das personagens pela sobrevivencia.
E aqui reside o principal problema do filme ja que em termos de filmes romanticos pouco mais conseguimos ter do que um ou outro bom momento de conhecimento mutuo, alguns dialogos carinhosos e pouco mais algo, mais comum num cinema de base do que propriamente num cinema com este tipo de cast. Em termos de exigencia fisica ja vimos muito melhor, ja que estes personagens tem a sorte de algo lhes cair do ceu quando estao no limite.
Por tudo isto parece-me obvio que se trata de um filme demasiado linear para criar grandes paixoes, e ate podemos sublinhar que Winslet ate combina bem com ELba e nisso o filme ganha na critica romantica o lado mais apaixonado que tem, mas nao deixa de ser uma telenovela de horario nobre, e pouco mais.
A historia fala de dois desconhecidos que por motivos de interesse comum alugam uma avioneta para fazer uma viagem, contudo acabam por ter um acidente e ver-se apenas na companhia um do outro numa montanha gelada e em luta pela sobrevivencia.
Em termos de argumento tirando a questao do contexto limite, temos a tipica historia de amor, tão comum em Hollywood como em qualquer telenovela pelo mundo fora. Em termo de caracterização e linhagem narrativa precorre caminhos ja conhecidos dai que esteja longe de ser um argumento com grande destaque.
Na realizaçao Abu-Assad um realizador israelita conhecido pelos filmes no seu pais, tem um trabalho modesto. Num filme de sobrevivencia o realismo e o esforço dos personagens pode ser muito mais potenciado do que usar a neve como unico factor de perigo. Num filme como este penso que seria bem mais facil fazer mais.
No cast, quando vemos dois actores de dimensao superior como Elba e Winslet, esperamos mais principalmente num filme de limites do ser humano. E obvio que o filme nao lhes pede mais, dai que o destaque seja apenas para a quimica romantica entre ambos, manifestamente pouco para o expectavel num filme com esta premissa, contudo penso que a culpa e do argumento.

O melhor - A quimica romantica

O pior - Ser uma historia romantica simples igual a tantas outras

AValiação - C

No comments: