Thursday, December 14, 2017

The Bachelors

Estreado em alguns festivais de menos dimensão este pequeno filme, que estreou quase sem ninguem dar por ela nos cinemas americanos conseguiu ganhar alguns premios muito por culpa da sua simples narrativa. Em termos comerciais e mesmo tendo dois dos actores mais em forma no que diz respeito aos mais jovens o resultado foi praticamente inexistente nao permitindo que o filme atingisse qualquer tipo de notoriedade.
Sobre o filme podemos dizer que esta novamente na moda, e proximo dos criticos as comedias romanticas de adolescentes, principalmente aquelas que tratam da passagem para a idade adulta ou aquelas que tentar potenciar a ultrapassagem de problemas por parte de mais novos. Este e mais um filme escrito de uma forma simples, mais emotiva do que com a razão sobre a mudança e adaptaçao a uma nova realidade.
E no ponto de vista emocional que o filme mais funciona, quer no sofrimento implicito que o filme da as duas personagens centrais, com idades diferentes mas com um sofrimento em comum, e na forma como o filme explora e bem essa emocionalidade. POdemos facilmente dizer que o percurso narrativo do filme é igual a muitas outras telenovelas com um final feliz, mas é na forma como o filme consegue ter algum impacto emocional que acaba por agradar ao espetador.
Mas e obvio que com um argumento igual a tantos outros e sem grandes elementos diferenciadores nunca sera um filme de primeira linha, ou filme que seja totalmente inesquecivel para que o ve, mesmo que os momentos de duraçao do filme sejam bem passados. Parece inteligente a escolha do cast mesmo sem grandes figuras a sua consistencia permite explorar e bem a sua dinamica emocional.
O filme fala de um pai e um filho que apos a morte da mae acabam por mudar de cidade sendo integrados num colegio. O pai inicia uma relaçao circunstancial com uma sua colega de trabalho e o filho inicia uma aproximaçao com uma colega com tambem ela problemas emocionais.
Em termos de argumento temos um filme que nao tras nada de novo na sua base, com objetivos simples mas que consegue com a exploraçao emocional funcionar na maior parte dos seus momentos. E obvio que esta longe de ser um poço de criatividade e originalidade na historia mas muitas vezes os caminhos certos ja pisados podem funcionar melhor.
Na realizaçao Voelker um argumentista de filmes comuns tem aqui o seu trabalho mais visivel. Uma realizaçao simples sem grande ambiçao, mas que explora e bem o lado emotivo das personagens. Num estilo facil cumpriu os objetivos.
No cast penso que o filme funciona JK Simmons e um actor de uma intensidade fora de serie, que merecia mais atençao que apenas conseguiu com Wiplash. Aqui mais uma vez a mostrar uma facema mais dramatica com toda a intensidade que sabe dar. Nos mais novos destaque para Josh Wiggins que acaba por ter um ano interessante sem nenhum filme de primeira linha, mas com carisma para encabeçar filmes com esta idade merece a nossa atençao no futuro.

O melhor  - A toada dramatica emocional de todo o filme.

O pior - O argumento e de uma telenovel simples

Avaliação - B-

No comments: