Tuesday, December 19, 2017

The Ballad of Lefty Brown

O AFI Festival nos ultimos anos tornou-se na maior montra de candidatos aos premios, onde muitos dos mais fortes candidatos estreiam. Contudo neste festival existem filmes independentes menos ambiciosos que tem o seu lançamento. Este ano um desses filmes foi este tradicional Western que pese embora tenha recolhido avaliações positivas foram insuficientes para dar um dinamismo proprio ao filme. Em termos comerciais um filme claramente de minorias com resultados particularmente inexistentes.
O Western deve ser um dos generos mais esteritipados do cinema, dai que seja dificil fazer um filme quebrando a rigidez do genero, principalmente na sua tematica e no seu desenvolvimento. Dai que este e um filme obvio como muitos westerns de uma segunda linha, com uma tematica como honra, lealdade e vingança, decorre de uma forma algo pausada, mas objetiva naquilo que quer e consegue transmitir.
E obvio que para um filme de maior dimensao o que este filme exibe seria francamente pouco. Ou seja, parece claro que um filme que narrativameente nao trás nada de novo, mesmo no que diz respeito a forma como interage entre relaçoes pessoais, poder e politica, tambem em termos de produçao e sempre um filme de procedimentos faceis, atingindo uma clara mediania em toda a sua duraçao.
Salva-se o facto de num genero que pelo menos no seu lado mais tradicional se encontra cada vez mais desaparecido mas que aqui tem um exemplar simples, que nos tras de regresso alguns actores afastados da primeira linha do cinema, e que no final fica um registo de um filme que prima pela mediania em todos os seus componentes. Sera um filme que nunca vamos sublinhar, mas tambem um filme que nunca se vai odiar.
A historia fala de um homem que depois de ver o seu amigo morto numa caminhada consigo, acaba por tentar vingar a morte do mesmo, percebendo que por tras da mesma estava uma ardilosa jogada tendo em vista a obtençao de poder.
Em termos de argumento temos os ingredientes obrigatorios nos filmes Western, ou seja a tematica da vingança e lealdade. No desenvolvimento narrativo nada de novo, num filme demasiado previsivel, de ritmo baixo, mas que nao arrisca e acaba por nao sofrer danos com isso.
Jared Moshe e o realizador deste pequeno filme, um jovem realizador quase desconhecido que tem aqui o seu segundo trabalho. Denota-se algulm estudo na formula dos westerns tradicionais o que faz o filme cumprir, mas nunca consegue dar qualquer assinatura significativa que vinque o seu trabalho.
No cast Pullman há muito tempo arredado dos melhores momentos da sua carreira, e fisicamente algo desgastado tem aqui um papel interessante, que no filme de uma outra dimensao poderia servir de come back. No restante um conjunto de actores fora de forma onde o filme nao exige muito ja que as despesas sao acima de tudo de Pullman.

O melhor - A tradiçao de um western

O pior - O filme nada potenciar de novo naquilo que ja vimos noutros filmes

Avaliação  - C

No comments: