Sunday, July 06, 2014

Heaven is for Real

E conhecida a paixao do cinema por historias reais principalmente quando estas resultam em grandes best sellers mundiais, que torna inevitavel o seu lado cinematografico. Um desses filmes emotivos foi este filme sobre as crenças de cada um, que conquistou comercialmente o publico americano com um resultado surpreendente, mas que criticamente teve mais dificuldades com avaliaçoes medio negativas.
Sobre o filme podemos dizer que se esperava bem mais de um filme, que e baseado num livro tao mediatico, e o que falha no filme são basicamente os aspectos que sao basilares, ou seja, desde logo perde muito tempo em conflitos pessoais da personagem central e de crença que sao autenticos quebra de ritmos do filme, e falha na interpretaçao central da personagem infantil, sei que não e facil caracterizar uma personagem de quatro anos, mas a tentativa de a tornar ternurenta faz com que o realismo não seja assimilado, e mesmo uma criança de quatro anos já tem emoçoes a expressar-se, coisa que e sempre de uma ambiguidade extrema.
E quando falha em pontos tao centrais o filme pouco ou nada tem para recuperar, podemos por em causa a falta de um debate assumido no filme sobre os lados da crença, dos debates de cada um e mesmo do ponto central do filme que nunca esta presente que se retrata sempre como um simples filme familiar, de ligaçoes e nunca coloca o epicentro nas questoes que o filme tras, oferecendo tudo como se de um copo de agua translucida se tratasse.
Por isso penso que estamos perante um filme pouco corajoso, que se limita a contar a historia que poderia ser questionada refletida nem que seja numa personagem com mais atençao. E para alem disso falha na forma com que caracteriza a passagem pelo alegado ceu, pouco tempo poucas descriçoes, parece claramente um filme que aborda tudo da forma errada.
A historia fala de um menor de quatro anos que apos correr risco de vida numa operaçao complicada regressa a si referindo que esteve no ceu e interagiu com deus e anjos, que coloca a populaçao onde vive num conflito de crenças.
O argumento e onde o filme falha em plenitude principalmente na dificuldade de abordagem a um tema sensivel mas que tinha espaço para muito mais, tenta ir para o lado comunitario perdendo o lado pessoal, e depois uma desantençao no elemento central o que ele viu no ceu.
A realizaçao a cargo de Wallace e funcional, por vezes bonita mas insuficiente para levar o filme para outro patamar, principalmente porque Wallace escritor esta bem presente e ai parece claramente que limita o primeiro, de um realizador que sera sempre mais conhecido na escrita do que nas incursoes atras da camara onde os filmes parecem mais dificeis de convencer.
O cast falha no seu elemento centra, sei que e dificil escolher um menor de quatro anos para um papel central mas Connor Corum, não funciona, resta saber se é ele que não consegue sair da falta de expressao, ou e a tentativa da direcçao de actores que quer dar ternura a tudo que este faz, claramente esta longe de funcionar. Kennear e Rilley estao em bom nivel principalmente a segunda mas o filme não tem neles o epicentro..

O melhor – Alguns promenores de realizaçao principalmente na forma como nos da o menor

O pior – A falha de uma direcçao de interpretaºao de um jovem que certamente não tem culpa


Avaliação - D+

No comments: