Sunday, July 27, 2014

Divergent

Se existe filme que durante esta ano parece ter cimentado alicerces para os proximos anos com novas sequelas foi este Divergente, uma mistura de Harry Potter futorista e Jogos de Fome principalmente este ultimo acabou por se tornar um dos sucessos comerciais do ano, logo no inicio do presente ano com resultados brilhantes por todo mundo. Criticamente o consenso foi bem menor com avaliaçoes medianas com uma tendencia pequena negativa que contudo ficam longe do sucesso critico que os filmes que anteriormente falamos conseguiram.
Sobre o filme podemos dizer que o principio e interessante e desde logo e facil ao espectador seguindo um pouco aquilo que os filmes mae deste trouxeram, ou seja jovens na sua origem que depois sao distriubiodos por grupos e tentam se adaptar a nova vivencia, aqui a pouca originalidade e clara, pois temos os amigos, os maus, os professores um bom e um mau, que mesmo num contexto diferente da basicamente o mesmo sentido dos filmes que anteriormente falamos, o que faz o filme perder alguma originalidade.
Mas mesmo assim pensamos que e neste particular que o filme tem mais força ou seja na diferenciaçao de grupos no treino e na forma com se percebe que a personagem e especial sem o ser a primeira vista. Quando o filme entra no seu epicentro, parece-nos que a quimica entre as personagens desaparece e que tude e pensado demasiado em cima do joelho, onde personagens entram, desaparecem a ritmo alucinante e sempre sem grande raciocicio.
Enfim temos um filme de acçao adolescente que vale mais pelo estilo e mundo criado do que como filme em si, já que este sofre de diversos processos pouco trabalhados de alguns atalhos que nos parecem amadores para um filme com esta dimensão, agora e evidente a proximidade e a quimica entre as personagens e os espectadores e a facilidade com que a divisao do mundo pode interessar principalmente a adolescentes
A historia fala de uma jovem num mundo de futuro, onde a cidade se divide por fracções com funções bem definidas, aqui no momento da escolha a jovem integra o seu sonho mesmo abandonando os seus pais e encontra uma exigente competiçao para não ser posta de lado.
O argumento e parecido com muitos filmes semelhantes, na essencia é bascialmente igual alterando o contexto para um lado mais futorista o resultado e simples, onde os erros estao em detalhes como personagens que entram e saem sendo abandonados, dialogos pre concebidops e esteriotipados
A realizaçao a cargo do competente Burger e eficaz, no mais dificil que e a caracterizaçao das frações ele funciona brilhantemente, tem noção dos planos e tenta dar um caracter estetico que em termos de acçao nem sempre e o mais funcional, percebe-se que e um realizador mais de filmes adultos e menos de adolescentes.
O cast tem e Woodley a figura de proa, a jovem actriz em excelente forma tem qualidade como tal, versatilidade e carisma que ultrapassam a necessidade de uma beleza estonteante, e ai a escolha ser bem efectuada, ao contrario do monocordico James, longe daquilo que a protagonista necessitava a seu lado. De resto pouco a referir Winslet limitada vale pelo carisma, e pouco mais num filme pouco exigente neste ponto.

O melhor- A facil quimica com o publico adolescente

O pior – A falta de continuidade de muitas personagens secundarias


Avaliação -C

No comments: