Saturday, July 19, 2014

Cesar Chavez

Diego Luna e um dos mais conceituados actores mexicanos, contudo e normal actores conceituados explorarem outras dinamicas principalmente a realização num tema que seja marcante para estes. O jovem actor decidiu realizar um biopic de Cesar Chaves, um lutador mexicano em pleno EUA a favor dos direitos dos emigrantes explorados. Os resultados foram parcos para o filme, comercialmente era esperado ja que o mundo do cinema nunca adopta perfeitamente os biopic em termos criticos a desilusao foi maior com um resultado medio negativo avassalador para as pertensoes do filme.
Sobre este podemos dizer que estamos perante um filme que tenta ser fiel, em vez de se centrar em factos pese embora estes la estejam e um filme que quer explorar mais a persoangem tambem na sua vertente familiar e no seu poder de luta. E se no primeiro ponto o filme e demasiado ambiguo e pouco conreto no que diz respeito a capacidade de entrega e luta o filme e funcional e trasnmite isso da forma que nos parece ser o objectivo central.
Outro ponto positivo a favor do filme e o tema e a personalidade em si, que ajuda, ja que facilmente empatizamos com a personagem e quando assim acontece emocionalmente o biopic funciona em maior escala. Pese embora tambem seja facil de dizer que falta condimento ao filme principalmente por ser temporalmente demasiado solto, e dar saltos exagerados e demasiado rapidos que da ao espectador uma sensaçao se estar algo perdido.
Enfim um biopic tradicional semelhante a muitos outros que é eficaz na sua sintese mas que nao tras nada de particularmente novo ao cinema, apenas nos da a conhecer mais uma historia e isso por si so ja pode ser considerado um ganho.
A historia demonstra toda a luta de Cesar Chavez na criaçao dos sindicatos dos agricultores mexicanos nos EUA, e na luta contra a opressao destes, uma luta que muitas vezes vai ultrapassar tudo em termos de dimensao humana.
O argumento e parco, demasiado simples para uma historia que para ter a qualidade que deveria ter tinha de ser mais denso principalmente na participaçao de personagens secundarias ou mesmo dialogos, contudo isto nao condiciona o filme transmitir a sua mensagem.
A uma tendencia principalmente em biopic realizado por jovens que tente dar ao filme uma realização quase documental e se isto pode funcionar a espaços por outro lado torna-se repetitiva e o impacto deixa de surpreender, devemos dar merito ao objectivo de Luna mas como realizador tem de mostrar bem mais.
Pena tem um excelente papel de um dos melhores actores mexicano americanos da actualidade, e competente fisicamente e interpretativamente e deixa ao seu lado pouco espaço que e cumprido pelo sempre impecavel Malckovic.

O melhor - A personalidade em questao

O pior - A falta de condimento

Avaliação - C

No comments: