Friday, March 15, 2013

Jack the Giant Slayer

Sempre que Singer aposta num projecto que muitas expectativas se tornam em volta do homem que lançou o X Man mas que falhou na reconquista do Super Homem, pois bem depois de muitos outros projectos este ano surge uma adaptaçao de João pé de feijão, com muitos efeitos à misturas e acima de tudo gigantes contra humanos numa mega produçao. A forma como foi lançada em pleno Março fez com que o filme tivesse resultados modestos, e criticamente não fosse de uma normalidade esperada principalmente para um filme para o grande ecra.
Sobre o filme podemos dizer que acima de tudo é um blockbuster com todos os ingredientes para agradar e fazer os espectadores se divertirem no cinema, desde logo porque tem uma historia simples e directa, pese embora a creatividade e elaboração adjacente, tem bons efeitos especiais com uma excelente utilização do 3d como poucos filmes o souberam fazer até agora, tem intensidade narrativa e do ritmo da acção e a espaços consegue ter sentido de humor.
E obvio que a historia por outro lado cai em demasiados cliches em sagas de heroismo exagerados ou mesmo em vilania sem grande expressao em contexto mas os filmes de acção principalmente de aventuras na maior parte das vezes tem estes problemas que fazem com os filmes mesmo que agradaveis não sejam totalmente completos.
Mas se existe ponto no filme que atinge niveis de excelencia e todo o sentido estetico e a grandiosidade de um filme que aposta tudo nas imagens e efeitos que nos tras, mesmo no inicio do ano podemos dizer que será um dos alvoas a abater no que a oscares tecnicos diz respeito.
O filme fala de um pequeno agricultor que se apaixona por uma princiesa numa das idas à cidade entre muralhes é lhe oferecido feijoões que faz crescer a ligação entre dois mundos o nosso e dos gigantes, que faz com que a guerra entre eles no contacto seja imediata.
O argumento pese embora uma adaptação completa e por vezes confusa torna-se simples na forma como tudo e formulado, podem dizer que lhe falta complexidade mas os ingredientes naturais de um filme de aventura estão presente em dose necessária.
A realizaçao é excelente Singer e um dos melhores efectivos de hollywood que ao contrario da maioria começou por conquistar a critica antes de se entregar a grandes projectos que lhe tirou algum cunho de autor, mesmo assim consegue lidar bem com a pressão e com o dinheiro com arte e competencia.
O cast não é recheado e se a escolha de Hoult e arriscada pela falta de dimensão do jovem em hollywood que pode ter compremetido alguma da carreira comercial do filme, depois de ver o filme acho que a escolha é acertada as caracteristicas e limitações funcionam na personagem e encaixam naquilo que o filme precisa, Mcgregor no seu estado automatico sem grande relance, um Tucci sempre demasiado patetico não da rigor a qualquer vilão uma escolha discutivel.

O melhor - Os efeitos especiais do filme.

O pior - Tucci como vilão.

Avaliação - B-

No comments: