Saturday, March 02, 2013

Gangster Squad

Se existe filme que acabou por perder dimensão e condição com o ataque de Aurora, foi este gangster squad, com um dos melhores elencos que há memoria, o paralelismo de uma das sequencias entretanto alterada com o massacre em Aurora, fez com que o filme fosse atrasado e lançado apenas neste inicio de ano, sem grande alarido. Os resultados demonstraram que o filme também não conseguiria reunir as condições necessarias para entrar na corrida aos Oscares, desde logo por criticamente não ter ultrapassado a mediania, mas tembem comercialmente o interesse em torno do filme foi bem distante do que as melhores prespectivas poderiam esperar.
Sobre o filme podemos dizer duas coisas, por um lado quem esperava um filme factual, com pormenor claramente ficou desiludido com tudo o que o filme é, um filme de acção de herois principalmente grupais, com sequencias de acção fortes num regime completamente diferente, nota-se que o filme não se preocupa em ir mais alem, em ser mais competente sendo a sua maior força a proximidade do publico que acaba por funcionar.
COntudo num filme com um tema tão intenso esta aposta sem sempre acaba por funcionar principalmente quando se reune um elenco tão forte para um filme tão directo e que quase nunca pede muito em termos interpretativos aos seus actores, o que leva a querer que o filme poderia sem mais detalhado, complexo e quem sabe continuar com o ritmo bem interessante que acaba por ter.
Ou seja temos um filme com um funcionamento mais eficaz em termos comerciais do que em termos criticos, um filme com bons momentos que nem sempre parece saber usar o humor, mesmo que existam algumas tentativas. Mesmo assim temos um filme interessante divertido que consegue aproximar-se a agradar o espectador comum.
O filme fala da luta de um grupo organizado de policias fora da lei, para por controle ao poder instaurado de um lider de mafia, que controla todos os sectores um filme de uma luta entre dois lados com recursos bem diferentes.
O argumento é limitado, principalmente porque nunca tenta entrar realmente dentro das personagens mas dar uma abordagem breve a tudo o que o filme quer tratar quer ser um filme ligeiro, quer no romance, quer no confronto quer no humor, o que não é particularmente elogioso para uma rgumento de um filme.
Fleisher foi um realizador com bom perceito em Zombieland mas que decepcionou em longa escala em 30 minutes or Less, aqui temos um registo diferente com bons planos boas apostas, e demonstra poder ser bem mais que um realizador de comedias principalmente com outro tipo de armas narrativas.
O cast é brilhante principalmente em termos de nomes, ja que no filme estes nunca são colocados a prova, o unico que poderia ter em si algum peso da interpretação e Penn no vilao mas parece demasiado preso a um carisma gratuito da personagem e alguma caricatura de uma personageme exagerada, o bem é que ja que não existe mais nada o carisma dos interpretes esta la.

O melhor - O ritmo do filme e o sentimentalismos novelesco de um filme facil.

O pior - O cast merecia um filme mais profundo.

Avaliação - B-

No comments: