Saturday, January 14, 2012

War Horse


Quando Spilberg aposta lançar um seu filme sem grandes estrelas e no genero drama o mundo do cinema para como se estivesse perante o grande candidato ao oscares desse ano, assim foi com razao em a lista de schindler, mas o mesmo jã nao se passou com Munique, contudo para este cavalo de guerra a ideia era semelhante. Contudo desde logo e pese embora ainda nao esteja afastada essa possibilidade o certo e que o diminio nao tem existido pese embora apareça quase sempre na lista de melhores filmes do ano com criticas muito positivas. Comercialmente teve longe do que normalmente o realizador faz noutro tipo de filmes mas caminha para resultados tambem eles consistentes.
War Horse e desde logo um grande filme em todos os sentidos na forma como e realizado na emoçao que esta empregue em si e mesmo no tempo de duração, nao que seja chato ou aborrecido mas é um filme longo pela historia que quer contar. COntudo pese embora todos estes ingredientes o tornem num obvio grande filme o facto de ser um filme quase sempre demasiado emocional entre personagens tira lhe a espaços algum rigor ou mesmo uma vertente mais cruel da guerra que poderia o conduzir para um filme com outra maturidade e ai sim tornar se um filme para a eternidade.
Mesmo assim penso que Spilber consegue em cada segmento da sua parte do filme trazer a emoçao e uma sensibilidade quase infantil e contrapor com a crueza do contexto e isso da ao filme grande valor critico mas acima de tudo tambem uma força comercial.
COncordo com as criticas que dizer que o filme nao e nada de novo, e uma historia de sentimento positiva, que acaba bem, e que nada acontece, e que ja vimos isso em filmes mais pequenos mas com a mesma base, e isso pode ser a grande barreira do filme, a sensação que filmes sobre cavalos mais ou menos semelhantes ja foram efectuados, contudo com menos mudança de dono e batalhas.
O filme fala de toda a vida de um cavalo que apos um inicio como agricultor acaba por ter ele proprio que ir para guerra, mudando diversas vezes de mão e de lado.
O argumento nao e de eleição parece-me quase sempre bastante obvio,os dialogos sao basico e as personagens nem sempre são tao complexas como poderiam ser denota se um bocado esteriotipo na construçao das mesmas, mas penso que o objectivo de spilberg era fazer um filme para todas as idades e nisso o argumento encaixa na perfeição.
Elogiar a capacidade de Spilberg como realizador e um cliche ou nao fosse ele talvez o maior cineasta da actualidade quer em filmes para o grande publico quer em reconstruçoes como esta, onde a qualidade estetica e a forma com que da vida propria e personalidade a um animal so esta ao alcance de muito poucos.
Em termos de cast ja como tinha feito nos filmes anteriormente mencionados Spilberg opta sempre por nao trazer grandes estrelas para o seu filme, mas neste caso o filme nao permite uma grande intepretaçao para alem do cavalo porque e muito fracionado, mesmo assim no papel principal poderia a escolha ser mais acertada num actor mais forte e interpretavamente de melhor qualidade

O melhor - A realização.

O pior - Não trazer na sua essencia grande creatividade.

Avaliação - B

No comments: