Saturday, January 28, 2012

A better life


Pese embora as valorizações que desde cedo existiram para a interpretação de Damien Birch neste particular filme, quase ninguem esperava que o seu nome constasse na nomeação para o oscar deste ano, desde logo porque estava envolvido num filme que pese embora tenha sido bem avaliado nao teve uma recepção assim tao calorosa, e por outro lado o realizador do filme era um produto de estudio em filmes menores com uma incursão num cinema completamente diferente. Este facto acabou por se reflectir pela pouca expansão e quase inexistência comercial deste proprio filme.
A better life e um tipico filme caso real que muitas vemos observamos no serão de um canal generalista, ou seja nao e daqueles filmes que traga consigo qualquer tipo de aspecto novo, contudo por vezes as historias e acima de tudo o debruçar sobre casos concretos faz com que os filmes sejam um pouco mais do que um filme mas sim quase um documentario sobre condições de vida. Neste particular e pese embora seja um filme sobre aspectos negativos e dificuldades nem sempre tras consigo a parte dura da situação tem sempre um astral positivo na sua personagem trazendo consigo a moratoria que mesmo em situações dificeis existe possibilidade de seguir as melhores formas de ser humano.
Pese embora todos estes apectos parece obvio que o filme tenha algumas pontas soltas e pouco solucionadas bem como alguma forma novelesca na maneira com que traz ao filme as suas personagens, contudo e um filme emotivo, interessante que mesmo com alguma falta de creatividade e daqueles filmes que fica para a memoria num ano marcadamente pouco creativo.
O filme fala de um emigrante ilegal mexicano em LA que tenta a força do seu trabalho dar a melhor forma de vida ao seu filho e tentar afasta lo dos perigos de uma comunidade inserida no crime e na violencia.
O argumento pese embora siga alguns esteriotipos ja utilizados tem pontos interessantes desde logo a excelente contextualizaçao cultural do filme, a forma com que demonstra as dificuldades, pode perder alguma força em alguma pureza em demasia das personagens afastando as um pouco do mundo real.
Em termos de realizaçao Weitz nao e um realizador que se ligue a filme ou mesmo a marca de autor muito pelo contrario foi sempre associado a grandes produções nem sempre com bons guiões, neste caso tem uma abordagem diferente por vezes bem conseguida, outras demonstra inexperiencia em filmes de personagens.
O cast tem em Birch a sua mais valia, tem o filme a seu cargo num papel que poderia facilmente cair em overacting mas que segura com a pureza estetica imperssionante, e um justo premio a nomeação, e mesmo estando a anos luz de Dujarin pelo menor, esta bastante melhor do que Pitt e Oldman, a ver vamos se sera justo nao pondo em causa a qualidade do filme.

O melhor - A contextualização cultural

O pior - Ainda segue alguns esteriotipos.

Avaliação - B-

No comments: