Friday, January 20, 2012

The Girl With The Dragon Tatoo


Após o sucesso dos livros e acima de tudo o surpreendentes filmes suecos sobre a saga millenium foi obvio que seria uma questao de anos a passagem do filme para o grande cinema da maquina bem montada norte americana. O que poucos pensavam e que os anos seriam quase nenhum e acima de tudo que seria alguem tao imponente no circuito como Fincher a efectuar este trabalho como obra seguinte ao seu magistral Social Network. Pese embora duvidas existissem relativamente ao remake de um filme tao recente o filme conseguiu ultrapassar essas batalhar, quer em termos criticos onde conseguiu avaliações maioritariamente positivas e comercialmente onde embora nao conseguisse resultados estrondosos a competencia esteve presente.
Talvez da maior parte das avaliações que vao ser lidas a minha e talvez a mais inocente desde logo porque nunca li o livro e muito menos vi o filme base, contudo e analisando friamente este filme podemos dizer que e um bom seguimento para Fincher e toda a gente sabe que elogio pode ser tomado nestas palavras, contudo nao e uma obra mestra, ou seja pese embora a maior parte dos ingredientes que fazem um filme sejam de eleição e ao melhor nivel, o filme consta com problemas a maior parte deles na narrativa, que ja vem com o proprio livro e o filme sueco que impedem que o filme seja um policial de todo o terreno, acabando sempre por cumprir atalhos ou ter decisoes menos acertadas.
Contudo a dureza e aforça das personagens a forma com que Fincher cria um ambiente inavitavel e asfixiante ao longo do proprio filme faz com que tudo no ponto de cinema claro seja avaliado de forma positiva, mesmo que a daterminada altura o espectador se coloque no papel do argumentista e tenha a nocção que a sua direcção em espaços seria diferente.
PEse embora este facto nao e um filme facil, principalmente pela riqueza das personagens com necessidade de espaço, a proprio esquema narrativo e dificil, mas neste ponto Fincher trabalha o melhor que ninguem para o tornar mais acessivel ao publico, tornando um bom filme, que so nao e uma obra prima pela propria historia.
O filme fala da historia conhecido um serial killer anda a matar diversas mulheres e depois de muita combinaçao a ligação acaba por ser feita entre uma estranha investigadora de muito mau aspecto e um jornalista difamado.
O argumento tem pontos muito positivos talvez os mais dificeis e circunstanciais como as personagens e os guiões mas por outro lado tem decisoes da historia de base que devido a proximidade ao livro nao sao colocadas de lado e que poderiam no ter feito para odio dos amantes da obra, contudo o filme preferiu ser fiel do que prefecionista.
Fincher e um dos melhores realizadores do momento nao so pela sua competencia pela camara, como por toda a forma com que os seus filmes sao feitos, banda sonora, numa ligação excelente com Reznor, a passar pelas proprias historias em si.
O cast é o ponto mais surpreendente pela positiva do filme, desde logo pelo excelente papel de Mara que enche o ecra numa personagem complexa e dificil, a forma fisica com que se entrega ao papel e brutal e transforma a na surpresa do ano que cheiraria a oscar nao tivesse Rapace feito o mesmo o ano anterior. Contudo de salientar os bons papeis tambem de Craig e Plummer mostrando a boa capacidade que ambos tem

O melhor - O caracter Fincher

O pior - Escolhas do livro já de si discutiveis

Avaliação - B+

No comments: