Saturday, April 03, 2010

Dear John


Starring: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Richard Jenkins, Henry Thomas, D.J. Cotrona
Directed by: Lasse Hallström

A junçao entre os tres pontos que reunem este filme, so poderia ser um sucesso. por um lado uma dupla de actores romanticos em mo de cima no cinema actual, dois dos maiores sucessos instantaneos dos ultimos tempos. Por outro lado um conceituado realizador que durante muitos anos foi presença constante nos oscares. E por ultimo o sempre romantico Nicholas Sparks. Ou seja em termos criticos o filme poderia nao ter muita força o que acabou por suceder, ja que nao conseguiu grandes resultados. Mas em termos comerciais as coisas correram bem melhor do que as melhores expectativas ficando como o filme que conseguiu retirar avatar do 1º lugar.
Dear John e uma historia de amor simples, exagerada em termos de envolvencia inicial. Contudo e um filme romantico, sentimentalista, bem expressivo no que no amor diz respeito. perde um pouco com algumas das caracteristicas mais vincadas de Sparks que e exagerar em termos de idealismo das personagens, demasiado boas, e isso torna o filme muito longe de algum realismo que alguns segmentos ou opçoes poderiam ter.
Mesmo assim temos um filme que funciona de forma muito eficaz em termos de entertenimento, daqueles filmes que resulta sempre para um casalinho apaixonado em volta do cinema. Ja que a simplicidade e a pouca duraçao do filme, nao exigem muito do espectador, pese embora que seja um filme que cumpra todos os objectivos a que se propoe.
O filme fala de um amor entre um soldade e uma estudante universitaria, que tem de resistir a uma separaçao demorada, o que faz descontextualizar a vida de ambos.
Sparks e o romantico natural, os seus livros sao icons de uma nova filosofia de amor, nao tem grande envolvencia nem tao pouco uma creatividade fora do normal, mas a simplicidade e o grande trunfo, que as vezes compensa a pouca força na criaçao de personagens, como e o caso.
Hallstrom e um realizador artistico mais do que propriamente um realizador de elite, quase sempre opta por escolhas de planos simples, e quase sempre pro romantismo. Nunca sera um realizador de 1 linha, pese embora os seus filmes fiquem sempre com boas sensaçoes.
O cast e bem escolhido principalmente na quimica e na força dos protagonistas. Tattumm e um dos actores em alta no momento, uma vez que conjuga uma boa capacidade de interpretaçao com uma força e carisma proprio. Por outro lado Sayfield no apos mamma mia, com a suavidade que ja teve neste filme

O melhor - A quimica dos protagonistas

O pior - A falta de densidade principalmento dos actores secundarios.

Avaliação - B-

No comments: