Tuesday, April 27, 2010

Clash of the Titans


O cinema em formato 3d foi com Avatar o acontecimento artistico do ano, dai que apos este boom, e normal que as apostar surjam cada vez mais neste registo, com titulos diversos, principalmente em termos de blockbusters. E para o arranque de um verão que promete ser quente, surge mais um filme sobre a tematica em voga este ano pelos estudios, que e a simbologia da mitologia grega. Os resultados foram positivos na maior parte dos terrenos quer comerciais onde atingiu valores dignos de um filme de grande estudio, ja em termos criticos as coisas nao correram tao bem pese embora tb nao tenha sido massacrado.
Um risco nos parece claro com esta aposta clara pelo 3d, e isso e a tentativa de estar mais atento a sequencias que possam potenciar o que de melhor tem o registo e descuidar em parte aquilo que e mais fundamental que e um argumento com conteudo, bem montado e coeso. E o que sofre este filme, assumidamente apenas centrado na vertente comercial, nao vai para alem da historia tipica de bons e maus, e nada de novo tras num conceito gasto.
Nao que o filme necessite de muito mais para fazer precaver aquilo que realmente quer ou e importante para o proprio. Nada disso, o filme tem emoçao, tem carisma na maioria das personagens, e tem envolvimento. Perde em dois pontos centrais ou seja o argumento ser demasiado normal e tipico, e acima de tudo na patetica recreaçao do olympo onde se encontram os deuses.
Tambem em termos de caracterizaçao fisica das personagens as coisas nao correm pelo melhor principalmente se analisarmos o facto d filme ser de um grande estudio.
O filme fala na luta entre deuses do olympo e a forma como a força de um semi deus, tenta de alguma forma fazer com que a sobrevivencia humana seja uma realidade do ataque do deus tirano.
Em termos de argumento nao existe muita creaçao nem espaço para grandes doses de creatividade, tudo e o mais vulgar, as personagens lineares, enfim com pouco espaço para grandes registos ou surpresas.
Do ponto de vista de realizaçao o filme e grandioso e consegue potencializar a maior parte dos recursos que ficam deslumbrados com o poder do 3d, talvez por vezes exagere em determinados planoa.
Quanto ao cast Wornighton e a descoberta do ano, reune em seu torno uma serie de caracteristicas para liderar filmes de estudio, Carisma, qualidade interpretativa e disponibilidade fisica, neste filme com excepcao da segunda tudo ta presente. Phienes volta ao seu melhor nivel num vilao forte, carismatico que perde apenas pela ridicula caracterizaçao. neeson ganha mais uma vez o premio de canastro de serviço

O melhor - Efeitos especiais

O pior - O argumento pouco açucarado

Avaliação - C

No comments: