Sunday, February 21, 2010

The Secret of kells


Directed by: Tomm Moore, Nora Twomey
Produced by: Ivan Rouvreure, Didier Brunner, Tomm Moore


Secret of Kells foi a grande surpresa no anuncio das nomeaçoes para melhor filme de animação deixando para tras outros grandes titulos como Ponyo. Este pequeno filme irlandês surpreendeu o mundo critico com o seu caracter estetico e mitologico, o que por sua vez o tornou como um objecto de mais dificil aperciaçao uma vez que era longinquo dos mais pequenos. A nivel comercial o filme teve mais dificuldades com resultados muito modestos.
O filme tem um assunto demasiado complexo e mitologico para ser retratado num filme de animaçao, e certo que de outra forma necessitaria de meios de eleição o que a narrativa algo solta nao deveria fazer rentabilizar. Nao e um filme prodigo em acontecimentos, alias a maior parte do tempo o filme disserta sobre si proprio e tem uma sequencia de imagens quase hipnoticas soltas.
Nao e uma grande historia e isso faz com que estejamos longe de um filme forte de animaçao, ja que para alem da historia o valor moral do filme tambem fica muito aquem daquilo que por exemplo outros filmes com o mesmo imperativo nos tras.
A determinada altura o filme consegue alguma maior força estetica, que e mesmo a maior fonte de força do filme, ou seja o tornar-se invulgar na forma como utiliza a sua animaçao e umas personagens extremamente quadradas.
O filme fala de um livro sagrado que e introduzido numa pequena comunidade irlandesa da historia mediaval que tem medo da invasao por parte dos vikings, podendo ser a sua protecçao ou nao contra eles
O argumento e o parente pobre do filme, muito desconcentrado grande parte das personagens sao demasiado obvias, e acima de tudo nunca consegue introduzir um valor moratorio na sua historia ou seja muito pouco.
Em termos de realizaçao e produçao e aqui que esta o grande valor do filme, apesar de nao ser extraordinario e diferente e creativo, com bons momentos.
A nivel de vozes nada a acrescentar nao sao muito exigentes os papeis atribuidos e isso faz com que nao fosse necessarios grandes artimanhas neste sentido. Dai que nao ultrapasse o regular.

O melhor - Apesar de tudo a prorpia animaçao

O pior - Ser demasiado eloquente.

Avaliação - C-

No comments: