Saturday, February 23, 2008

Penelope



Starring:
Christina Ricci, Reese Witherspoon, James McAvoy, Catherine O'Hara, Peter Dinklage
Directed by:
Mark Palansky

Existe filmes que acabam por ser mais conhecidos na altura em que sao anunciados e que depois quase são esquecidos, com pouca atenção por parte do publico. e certo que sera um pouco cedo para prespectivar este futuro para penelope, contudo nao estara muito longe tendo em conta as primeiras previsoes que apontam para uma estreia limitada. Contudo com este cast podemos ter algumas surpresas aos quais devemos estar atentos. O filme pode beneficiar de uma boa critica e lançar-se para uma campanha comercial positiva, contudo tendo em conta que o filme ainda nao saiu nos EUA tudo isto nao passa de previsões.
Reunir Ricci e Withersopoon seria o sonho de qualquer realizador, duas das actrizes mais conceituadas da actualidade, poderias num bom drama, ser o sucesso do proprio filme, dai que talvez ficamos um pouco desiludidos por velas reunirem num dos filmes mais simplistas e infantis dos ultimos tempos. Num filme familiar, com toques de fabula, acaba por ser um filme pequeno para o genero em causa, e quase sempre um pretexto para levar os mais pequenos ao cinema, num filme pouco exigente.
A historia e muito proxima de um conto de fadas, uma jovem fechada toda a vida em sua casa devido ao facto de ter nariz de porco, tenta encontrar um jovem com quem case. de forma a ultrapassar o feitiço, o filme acaba por ser o contacto dela com a realidade que foi separada.
O filme opta por um estilo familiar que a beneficia, nao tendo ambiçoes de ser engraçado o filme desenvolve-se a um ritmo interessante, sem grandes ambiçoes, que o incrivel cast poderia legitimar. contudo fica sempre a sensaçao que o filme nao traz nada de novo do que uma historia da carochinha, com personagens esteriotipadas, o que e sempre limitado para aqueles que realmente gostam de cinema, mas que cumpre todos os objectivos que se propoe.
A facilidade com que o tempo passa ao ver o filme e interessante, mas provavelmente minutos apos, nao temos guardado nenhuma essencia de um filme mediano em quase todas as suas dimensoes.
O argumento e ums historia de fadas simples, tenta simplificar todas as formulas, para isto utilizados personagens esteriotipadas, num desenvolvimento narrativo tipico, sem grande creatividade impulsionada por um bom ritmo normalmente tipico dos filmes para os mais jovens na minha optica o publico alvo de todo o filme.
A realização parece a vertente menos aproveitada do filme, as imagens inicialmente interessantes, parecem sempre ter mais potencial do que rendimento, e isto e denotado nas parcelas mais artisticas e bélicas do filme, nao sera indiferente a inexperiencia da realizadora.
O cast acaba por ser a maior desilusao do filme, reunir Maccvoy, Ricci e Witherspoon, marcaria um acontecimento cinematografico facilmente, o que nao acontece, com interpretaçoes sem luz, limitadas a personagens pouco complexas, e que faz com que a qualidade seja totalmente desaproveitada num filme que nada exige a niveis interpretativos, acaba por ser O'hara que brilha mais num filme pouco imponente neste segmento.

O melhor - A simplicidade de um filme para pequenos que nunca tenta ser mais que isso

O pior- o desaproveitar de um cast riquissimo.

Avaliação - C+


No comments: