Monday, February 18, 2008

Lars and Real Girl



Starring:Ryan Gosling, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Kelli Garner, Paul Schneider

Directed by:Craig Gillespie




Talvez seja no terreno da comedia que temos assistido nos ultimos anos a maiores evoluções criativas no terreno da descrição pura. Temos nos ultimos anos assistido a uma serie de comedias sentimentalistas, que reflectem na sua maioria das vezes a propria criação humana, em ressalvado excelentes pontuações de uma critica atenta. Este ano este Lars and Real Girl perde pelos requisitos que pede ao espectador, ou seja necessita destes uma capacidade de abstração muito grande para atingir a essencia, isso levou a que a critica na sua maioria aplaudi-se o filme, valorizando acima de tudo toda a orginalidade presente no argumento, contudo a nivel de bilheteiras nunca conseguiu passar dos circuitos limitados e logo ai a resultados modestos.
A primeira impressao que retiramos do filme e a sensaçao natural do ridiculo, aspecto que assombra sempre o filme, como podemos gostar e entregarmo-nos a um filme que conta a historia da relaçao de uma pessoa com uma psicopatologia grave que começa a ter uma relaçao com uma boneca insuflavel. A primeira vista o filme e isto a adaptaçao de toda a uma sociedade a um facto tao estranho como este. Contudo esta premissa louca acaba por se trasformar num filme cheio de conteudo, num debate claro sobre doença mental, numka riqueza moral, narrativa e de personagens de louvar. Alias o filme e todo ele denso do ponto de vista sentimental, bem como interessantissimo, concluindo numa das obras mais singulares e brilhantemente criativas do ano transacto.
A profundidade moral do filme, e extensa, pena e que que em diversas vezes, principalmente no final nao consiga contornar algum ridiculo da situaçao principalmente no funeral, por vezes parece perder algum contacto com a terra desviando demais a atenção e a profundidade que deveria ter. mesmo assim o filme e brilhante obra, de um cinema puro simplista, criativo, e que permite o espectador reflectir sobre aquilo que esta a ver.
O argumento e denso, criativo e ao mesmo tempo forte nos pontos mais basicos da narrativa como sentimento e ritmo. E interessante ao longo de todo o seu tempo, rico nos dialogos e acima de tudo no silencio, acaba por ser um dos argumentos mais fortes dos ultimos anos, nota-se a aproximaçao aos textos de Alexander Payne, mesmo na forma como as personagens sao construidas, contudo a introduçao de um universo interior paralelo enriquesse um dos filmes mais fortes no concurso para melhor argumeno nos Oscares da academia.
A realização nao e o ponto que mais ressalva mas os argumentos utilizados, como fotografia e guarda roupa acabam por enriquecer este aspecto no filme, transmitindo imagens ricas principalmente na interação entre as personagens reais e a personagem central,nada mais que uma boneca.
O Cast e liderado em toda essencia por um actor em boa forma e uma das maiores promessas de Hollywood, Gosling, ja construiu junto dos criticos uma imagem de respeito e tem nos ultimos anos efectuado apostas de grande nivel para as suas interpretaçoes, talvez com um papel muito mais rico do que o seu anterior em Half Neelson, que lhe valeu nomeaçao para o oscar, neste filme e apesar do brilhantismo e dificuldade do mesmo nao conseguiu o mesmo feito mas ganhou mais respeito na sustentação da sua carreira. apesar dele brilhar ao longo de todo o filme e certo que todo o cast se encontra a um bom nivel de interpretaçao enriquecendo um filme ja de si riquissimo.



O melhor - A riqueza do argumento.



O Pior - Em alguns pontos isolados nao conseguiur ultrapassar o ridiculo.



Avaliação - B+

TRAILER


No comments: