Saturday, June 10, 2006


X - Man 3 - The Last Stand - O confronto Final

Starring:
Hugh Jackman, Patrick Stewart, Halle Berry, Ian McKellen, Famke Janssen
Directed by:
Brett Ratner

Quando se anunciou a passagem de X-Man, muitos dos fão dos comics tinham duvidas da viabilidade do projecto, por um lado porque as personagens eram muito adoradas e acima de tudo eram muitas, e depois porque as historias envolviam uma complexidade politica algo complicada de retratar.
O que é certo e que Singer conseguiu tornar a saga cinematografica do X-Man num produto com alguma qualidade e num paralelo politico bastante actual, basta mudar a condição mutante por qualquer outra. Contudo para este terceiro filme a produção saira desfalcada, já que singer abandonou o projecto, para tentar reactivar super-homem, era o anunciado ultimo da serie, já que o projecto inicial previa a realização de três filmes, e depois iria surgir num esgotamento quase total de população por filmes de super herois, Ou seja um desafio enorme que Brett Ratner tinha pela sua frente.
O que se pode dizer é que Ratner no fundo acaba por ultrapassar com distinção todos estes obstaculos, primeiro porque o filme mesmo não tendo a qualidade principalmente o segundo filme (de longe o melhor da serie, ja que o primeiro nao me agradou especialmente), o filme continua por demonstrar a contextualidade politica e caracterizar muito bem os posições de cada personagem, se bem que adquira alguns tiques demasiado utilizado em trhillers futoristas. Por outro lado Ratner não tem medo de arriscar na conclusão da triologia, apostando no desaparecimento ou enfraquecimento das personagens centrais da historia e que impulsionaram os filmes, apesar de no final abrir a porta a uma nova aventura desta saga, dependente sempre da vontade das produtoras influenciada pelo lucro do produto recente.
E por fim a grande conquista de Ratner, a capacidade de aleado a uma boa maquina produtiva ter assaltado de forma quase recordista a bilheteira norte americana, ultrapassando nestes mercados filmes a priori mais chamativos como o Codigo da Vinci.
Assim estamos peranto um filme que não desilude quem gostou das adaptações anteriores, sendo uma continuação logica da mesma, se bem que longe da forma impressionante como Nolan pos o Bateman, X-Man acaba por ser a serie de super herois que mais consegue ter imperativos socio politico nos seus filmes e isso beneficie o filme. Neste ultimo joga contra o facto de ser demasiado preso à pressonagem de Jean Grey, personagem que ao longo da serie e mesmo neste ultimo capitulo quase sempre não adquire a profundidade e o interesse que por exemplo disperta nos comics, e que me parecia fulocral na introdução deste treceiro filme.
O cast, segue na linha dos anteriores, e parece-me um dos trunfos do filme, com particular destaque da escolhas de Jackman e Mckellen, sendo as escolhas de Berry, Jamsen, Madson escolhas que me parece que podiam ser mais interessantes e que se refletiram de forma negativa na forma como as personagens foram evoluindo ao longo da saga
Enfim um Blockbuster que detem alguma qualidade e que fecha de uma forma conseguida apesar de longe de brilhante uma das series mais dificeis de super herois para cinema.

O Melhor - O Paralelismo politico com os nossos dias, o interesse e facilidade dos temas de fundo.

O Pior - Adquire demasiado tiques de thrillers futoristas e em nada beneficia o argumento

Avaliação - B-

1 comment:

Anonymous said...

necessario verificar:)