Saturday, June 24, 2006


Poseidon

Starring:
Josh Lucas, Kurt Russell, Richard Dreyfuss, Emmy Rossum, Andre Braugher
Directed by:
Wolfgang Petersen

Apos o sucesso inédito de Titanic, a tentativa de retratar os perigos do oceano ficaram com os limites do aceitavel bastante mais elevados. Dai que durante quase dez anos ninguem se atreveu a tocar em temas semelhantes com receio de ser comparado ao monstro de Cameron. O primeiro passo a ser dado na tentativa de desbloquear este facto teria de ser feito por um realizador conceituado e habituado a grandes produções, ou seja, ninguem melhor que Walfgang Petersson. Contudo a aproximação de tema é de tal forma tanta que este filme acaba por ser mais conhecido como o filme parecido com o Titanic do que POseidon, o seu verdadeiro nome.
Apesar da história de fundo ser semelhante, o facto é que Petersson ambiciona ter aqui um filme de acção pura, claustrufobico e alarmante, preso em 90 minutos de grande intensidade, despreocupando-se em detalhes relacionais ou mesmo caracterização, de personagens, nao sendo mais do que alguns individuos a lutar pela sobrevivencia. Até este ponto o filme é aceitavel, contudo por um lado as expectativas criadas (elevadas) e o facto de Petersson como realizado experiente conseguir bem mais do que um filme de acção simples, fazem com este filme saiba a pouco, demonstrando em Petersson alguma dificuldade em criar historias cativantes, apenas se sujeitando a dar sequencias secas de imagens.
Outro ponto que enfraquesseu o filme, foi a tentativa da distribuidora o lançar como grande produto de verão, erro tremendo, ja que nem a historia e acima de tudo os protagonistas têm estofo suficiente para este tipo de batalhas, dai que economicamente o filme tenha resultado num tremendo floop.
O filme é simples, talvez em demasia, técnicamente muito forte (ou nao fosse realizado por Petersson), contudo a historia passa claramente para 2º plano relativamente aos efeitos e à catastrofe, limitando-se a ir buscar ideias a outros filmes do género, as semelhanças dramaticas finais são muito proximas (para nao dizer copiadas de Armageddon).
O cast parece-me um dos pontos mais fracos do filme, Lucas, apesar de ter tudo para ser um heroi de acção, ainda nao tem a mistica, e acima de tudo o poder para assumir um filme por sua conta, Russel esta longe dos melhores dias, Dreyfuss nem se fala, e Rossum, apesar de bonita não passa de uma actriz mediana. Tudo isto nao foi benefico na poblicitação do filme, anexando uma historia ja conhecida e pouco cativante no geral, so podia resultar num filme mediano sem grandes inovações no plano de conteudo mas irreprensivel tecnicamente...

O melhor . O inicio da invasão do mar sobre o barco muito bem efectuado

O Pior - A escolha de cast sem a dimensão que o filme necessitava.

Avaliação - C+

No comments: