Wednesday, June 28, 2006


American Dreamz

Starring:
Hugh Grant, Dennis Quaid, Mandy Moore, Willem Dafoe, Chris Klein
Directed by:
Paul Weitz

Nunca uma comédia foi tão ridicula, como ao mesmo tempo actual, assumindo com coragem a descrição de um pais que se auto intitula de forte, mas que a sua realidade e facilmente ridicularizada, sem que para isso se entre em grande ficção. O problema do filme foi esse, por um lado os americanos não estavam preparados para ter contacto com a ridicula realidade do seu pais, e por outro quem gosta de ser ridicularizado e ainda pagar para ver o resultado final?
Dai que este filme tem sido o rebelde do ano, capaz de apaixonar todos os nao americanos, mas capaz de ser um dos maiores floops do ano nos EUA, ou nao fosse ele o alvo primordial da chacota do filme.
COntudo é importante inaltecer a coragem do realizador, que nao teve medo de ser considerado persona non grata, e assumiu um filme que em principio so lhe traria chatices, por outro o filme e muito bem articulado, e com situaçãoes ridiculamente bem reais, e depois a capacidade tão soft como acusa e aponta os podres de um povo sem motivações e que mais se importa com um concurso do que com os seus soldados, ou seja com uma hierarquia de valores desajustada.
Nao e um filme que nos faça rir as gargalhadas, mas e uma obra muito bem ajustada politicamente e numa toada humoristica. O argumento e muito bem escrito, talvez a obra mais madura de Weitz, que ja tinha demonstrado bons indicios no seu "in good company" com tiques de amadorecimento dos seus filmes, contudo atinge o maximo de crescimento neste American Dreamz.
Quanto ao cast, este e marcado por actores que ja trabalharam com o realizados, ou seja pessoas da sua confiança para um projecto tão intimo como este, assim vimos Grant, Quais, Klein compartilhar com as boas apostas na surpreendente Moore e Dafoe, num elenco que é eficaz, já que são actores tipicos em comedias... De referir o brilhante papel de Klein, que desarma o papel de heroi juvenil, para assumir um quase actor de culto nos seus ultimos papeis.
Enfim um filme muito bem conseguido, que demosntra a Michael Moore que a oposição pode ser divertida e nao obsessiva.

O Melhor - A forma como a realidade e ridicularizada so com a sua descrição

O Pior - O bloqueio feito pelos EUA ao filme, incapaz de assumirem os seus bons produtos, mesmo que estes gozem com a situação

Avaliação - B+

No comments: