Monday, June 19, 2006


The Libertine

Starring:
John Malkovich, Johnny Depp, Samantha Morton, Rosamund Pike, Tom Hollander
Directed by:
Laurence Dunmore

Toda a gente conhece o fascinio de Depp, por filmes de autor, e com o cunho de qualidade, de filmes com a marca independente. Como grande actor que é (talvez o maior do momento), a escolha de papeis adopta sempre uma toada bastante criteriosa.
Contudo ultimamente ele tem conseguido conciliar grande sucessos criticos com comerciais, o que lhe parece causar grande aversão, tendo aceitado fazer este drama de epoca marcadamente incorrecto e independente, acima de tudo pelo peso que a personagem adquire e pela complexidade do papel.
Pouco mais resta ao filme do que uma personagem muito bem construida e maravilhosamente interpretado por Depp, tudo o resto e demasiado "libertino" e pesado, raramente sincero, demonstrando por diversas vezes a necessessidade de chocar, contrpondo com momentos quase filosoficos mas que adormecem o ritmo do filme. Certo é que essa era a intenção do filme chocar, mas por vezes as personagens tornam-se demasiado introspectivas e nao compartilham sentimentos com o telespectador, outras vezes o tom teatral também nao consegue captar a audiencia.
O filme que apostou em Depp como veiculo para premios ficou bastante longe dos objectivos, primeiro porque a critica mais conservadora destruiu o incorrecto do filme, e por outro porque os elementos que poderiam chamar publico as salas centravam.se apenas no protagonista. assim foi sem surpresa que vimos este filme rapidamente desaparecer das salas de cinema, o que se enquadra de uma forma bastante ajustada com a potencialidade do filme.
A realização e um ponto forte do filme, principalmente nos jogos de luminusidade e densidade, mas o grande ponto forte do filme é claramente a interpretação de Depp auxiliado pelo sempre eficaz Malckovich e Morton, de referir a luminusidade que Pike adquire ao longo do filme.
Enfim um filme que quis chocar os mais conservadores, mas que não consegue apaixonar os mais liberais

O melhor - Depp como sempre.

O Pior - Demasiado intimista mesmo na capacidade de choque torna-o demasiado penoso

Avaliação - C

No comments: