Apresentado nos mais diversos e maiores festivais da atualidade esta longa metragem alemã, lançou a discussão sobre métodos de ensino e sobre a dificuldade que é ser professor nos dias de hoje. A boa receção critica que o filme obteve foi permeada com a nomeação para melhor filme estrangeiro, depois de ter sido selecionada na sempre competitiva montra alemã. Comercialmente o filme principalmente na europa conseguiu resultados competentes para as dimensões de um filme como este.
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo tem uma dinâmica muito propria, que é criar uma tensão psicologica tão forte ao longo da sua curta duração que quase conduz o filme para uma especie de filme de terror psicológico, que nos prende a cadeira de forma a perceber como tudo vai acabar, com os dilemas muito constantes que a personagem principal vai tendo. Na criaçao deste ambiente o filme é muito funcional e acaba por ser interessante a forma como tudo é criado.
O problema do filme são as soluções que adota na sua definição, nem sempre o filme aqui é muito objetivo, deambulando pelas indecisões que a personagem vai tendo, mas que para o filme ter o impacto desejado, fica a ideia que o mesmo deveria de uma forma mais concreta se definir, arrancar para alem de criar a tensão constante, e aqui o filme parece-me algo desprendido de uma resolução.
Ou seja o cinema tipico alemão, onde o conflito de ideias, e entre personagens é constante, muito hábil no aumento e criaçao da sua tensão psicologica, mas que me parece que tem maior dificuldade na fase final em se decidir. Ficamos sem respostas que nos fazem sentir algo errados, talvez porque o filme quer ser demasiado aberto, ou talvez porque qualquer escolha poderia ser questionável.
A historia fala de uma professora nova numa escola, que não aceita a forma da propria escola tentar investigar uma serie de roubos naquele contexto, mas que leva a que a propria ganhe curiosidade pela resposta, contudo leva-a a uma decisão que vai marcar a forma como toda a comunidade reage com ela.
O argumento parece-me ter uma base interessante do ponto de vista, concetual e nos dilemas que quer causar ao espetador, mas tem mais dificuldade na resolução do mesmo. A personagem central parece também ser a unica com diferentes dimensões, ficando a ideia que as outras se escondem um pouco no facto do filme ser muito centrado nela.
Na realizaçao Catak e um jovem realizador alemão em crescimento daquele pais que tem aqui o seu projeto mais internacional e de uma forma interessante principalmente pela forma como faz crescer um clima tão particular num contexto tão comum. Nao e uma obra prima do cinema alemão, mas a sua juventude pode fazer antever uma otica carreira.
No cast, o filme é entregue a Leoneie Benesch uma jovem e quase desconhecida atriz alema que tem entregue a si a despesa maior do filme, e que consegue resolver com qualidade. Nao e uma interpretaçao de topo, mas demonstra bem a qualidade que os atores daquele pais vao exibindo.
O melhor - A densidade criada num espaço tão comum como uma sala de aula.
O pior - A falta de respostas
Avaliação - C+
No comments:
Post a Comment