Thursday, March 28, 2024

Bob Marley: One Love

 Bob Marley é um dos icons de cultura popular mais presente nos nossos dias, quer pelo estilo musical que ficou para sempre associado a sua pessoa, quer pelo estilo de vida, de defensor de paz e uma cultura muito propria. Em 2024 saiu finalmente o seu biopic, realizado por alguem que vinha do sucesso da historia da familia Williams, mas o resultado critico deste filme ficou bem longe deste filme anterior com avaliaçoes mais negativas. Comercialmente Bob Markey e uma figura iconica e o resultado de bilheteira foi bastante enstusiasmanete com resultados muito positivos por um biopic.

Sobre o filme podemos dizer que a primeira coisa que nos apraz dizer e que e uma desilusão. Acaba por ser mesmo um filme pregiçoso que mais não e do que um filme clean sobre uma figura que deveria ser muito mais profunda do que a imagem de cartaz que o filme exibe, excertos de algumas musicas e o estilo musical e pouco mais, num filme completamente inexistente do ponto de vista narrativo, e com demasiadas preocupaçoes esteticas e quase nenhumas narrativas.

Numa altura em que os biopic de musicos estao na moda, e muitos deles se transformaram em exitos instantaneos, este pela figura que tinha devia ter muito mais trabalho, muito mais rico do que um cliche ao longo de duas horas. Tudo o que o filme da sao os cliches simples da personagem sem vivencias, sem percebermos a forma como la chegou e pouco mais.

Por tudo isto este e uma das grandes desilusões do ano, em termos artisticos, pela falta de risco, ou mesmo pela tentativa de dar um filme uma narrativa simples, muito restrita no tempo. E uma serie de proformes de estilo mal conjugados e isso acaba por dar um filme vazio, que se preocupa com os maneirismos da personagem e pouco na sua dimensao.

A historia fala de Bob Marley numa fase em que a guerra no seu pais o conduz a uma tour por muito lado, ganhando internacionalidade e que termina num concerto de paz no seu pais.

Em termos de argumento o filme é totalmente vazio, uma serie de musicas excertadas, concertos, o estilo da personagem a dançar, mas saimos a conhecer a personagem da mesma forma que entramos e isso demonstra bem a debilidade do argumento.

Na realização Marcus Green brilhou na forma como deu vida a familia Williams, mas aqui falhou pela falta de originalidade ou de tantar dar qualquer cunho artistico. A vida de Marley nao e uma moda, mas um estilo que deveria ser muito menos clean e com menos cliches, ganhou o publico mas parece-me ter falhado na arte.

A escola de Ben_Adir e interessante comercialmente mas parece-me que falha muito em alguns pontos, principalmente por ser uma personagem muito clean, fica sempre a ideia que temos a cultura pop atual da figura mais do que realmente a figura, mas muito desta culpa e da propria abordagem a personagem


O melhor - A musica de Marley

O pior - O tom Clean do filme


Avaliação - D+



No comments: