Sunday, October 31, 2021

Dear Evan Hansen

 Numa altura em que o cinema mais do que nunca esta com alguma crise de novas abordagens tem-se tornado um pouco comum adaptaçoes de espetaculos da Broadway ao cinema, muitas vezes indo buscar as figuras associadas a peça original. Foi o que aconteceu neste drama contemporaneo que foi o grande vencedor dos Tony awards em 2017 e que viu aqui o seu filme lançado. Em termos criticos as coisas ficaram longe do sucesso da peça de teatro com avaliaçoes essencialmente negativas que surpreendem pela qualidade dos envolvidos. COmercialmente o filme arriscou ir ao box office mas os resultados ficaram um pouco aquem.

Sobre o filme podemos considerar a tematica e o valor moral do filme com algo bem patente e construido e que o filme potencia com momentos musicais recheados de emoçao e que acima de tudo nos lançam um Platt intenso na sua personagem. Fica no entanto patente que nesta passagem para o ecra o filme deveria ter mais risco uma abordagem bem mais de autor que o filme nunca tem, sendo quase sempre um filme com contexto externo das situaçoes de palco.

Mesmo assim e tambem com o problema de uma duraçao excessiva que torna o filme quase sempre repetitivo, percebe-se que o filme funcione melhor como peça original de teatro e que possa ter mais dificuldades pelo caractewr algo simplista do projeto e isso não retirando a força da sua historia torna o filme algo pequeno.

Assim, mas do que muita novidade ou mesmo uma abordagem artistica cinematografica a historia o filme apenas serve como veiculo para a historia chegar a mais gente mas fica algo coxo de outros elementos que pudessem surpreender os fas da peça musical.

 A historia fala sobre um adolescende desadaptado que acaba por ficar no olho do falcão da comunidade por uma alegada relação de um jovem desadaptado que acaba por se suicidar, o que o leva a criar uma relação de base que nunca existiu.

Em termos de argumento moralmente e em termos musicais o filme tem momentos fortes, tratando de um problema bastante comum nos nossos adolescentes. E o grande vetor do filme, principalmente no significado e força emotiva da sua historia.

Na realizaçao Chbosky surpreendeu o mundo com alguns filmes de adolescentes e principalmente na sua simplicidade de transmitir emoçoes simples. Neste filme exigia-se mais risco na abordagem, mais autor, mais diferença e fica a ideia que alguma preguiça na abordagem que e pouco condizente com o que ja vimos deste realizador.

No cast Platt ganhou uma dimensao na Broadway por culpa desta construçao unica que marcou a sua carreira ate agora e mais uma vez constroi uma excelente prestação a todos os niveis, dramaticos, fisicos e musicais. Ao seu lado um leque de atores de primeira linha dao a guarda de honra da prestação central.

O melhor - O tema e a intensidade emocional.

O pior - A abordagem da realização e algo limitada


Avaliação - B-



No comments: