Friday, October 22, 2021

The Many Saints of Newark

 Era um dos acontecimentos cinematograficos do ano, o prometido Spin Off de Soprados, que tentava exibir a forma como foi criada a carismatica figura de Tony Soprano. Embora com um elenco de escolhas muito especificas mas sem nomes de grande mediatismo o filme surgiu em alguns festivais com resposta critica moderada, embora maioritariamente positiva mas parece não ter dado o impulso que o filme necessitava para estar ao lado da serie. Comercialmente o filme foi distribuido pela hbo max e pelos cinemas mas os resultados ficaram aquem do que Sopranos poderia valer.

Sobre o filme, podemos dizer que o mesmo tem algumas vertentes em que e competente, principalmente na ligação a ideia original da serie nos enredos e subenredos que se cruzam e o insolito de algumas situações. Fica no entanto a clara ideia que na execução de outros pontos o filme é claramente inferior principalmente nas novas personagens que nao sao equilibradas o suficiente para levantar o filme nas diferentes ligaçoes que nos da.

Outro dos pontos discutiveis e o enfoque, ou a falta dele que da a personagem de Tony, fica a ideia que o filme quer ter a historia como paralelo como o garante comercial de sucesso mas que por outro lado fica algum tempo a olhar para tudo o resto quando muitos esperam e que a personagem que deu nome e acima de tudo impacto ao filme tenha os seus minutos e percebamos como tudo começou e nisso o filme nem sempre e competente.

Contudo temos um divertido e intenso jogo de poder entre diferentes grupos com motivaçoes diversas, com alguns pontos de homenageiam bem o que a serie de base foi como as conversas familiares com tecnicos especializados. Nao mata as saudades que Sopranos nos deixou mas fica uma representaçao ambiciosa.

A historia fala-nos de um Tony Soprano adolescente que acaba por estar envolvido numa familia associada ao mundo do crime, com uma ligação mais forte ao seu tio Dickie e como que recusado pelos seus pais demonstram o contexto onde se desenvolver e como se criou o estilo.

Em termos de argumento pese embora nas intrigas e nos dialogos seja um filme próximo daquilo que foi efetuado na serie. Perde na personagem mais central por nao ser propriamente muito clara na forma como a mesma foi aprendendo e criando a sua perosnalidade assumida.

Na realizaçao a batura foi entregue a Alan Taylor alguem que esteve na televisao associada ao sucesso de guerra dos tronos e que agora parece estar dedicado a filmes de grande estudio. A realizaçao e simplista sem grandes riscos deixando o enredo fluir e isso acaba por ser a melhor opçao.

No que diz respeito ao cast apesar de nem sempre ser escolhas obvias como Odom Jr e Nivola, o filme acaba por aproveitar bem o bom momento de ambos. Nos secundarios a escolha de Gandolfini e mais dramatica do que competente, ficando a ideia que as coisas poderiam e deviam ter sido bem mais vincadas,


O melhor - Olharmos para aquele espaço conhecido


O pior - Tony Soprano deveria ter mais impacto


Avaliação - B-



No comments: