Tuesday, July 20, 2021

No Sudden Move

 Steven Soderberg e sem duvida nos ultimos anos um dos realizadores mais hiperativos lançando diversos projetos nas diferentes aplicações de streaming, sendo que ultimamente esta aposta esta mais centrada na hbomax. Este filme de gangsters sobre a industria dos combustiveis com um elenco recheado acabou por conquistar na critica onde o realizador nos ultimos tempo tem estado em melhor plano. No que diz respeito ao valor comercial, num verão onde muitos dos filmes de grande estudio foram lançados em aplicações fica a ideia que este não será propriamente o filme com maior valor comercial a ser lançado.

Sobre o filme, podemos dizer que mais que uma figura de filmes de eleição Soderbergh e um realizador que gosta de experimentar diferentes formas de nos dar imagens, o que acaba por ser bem vincado mais uma vez neste filme, nas escolhas que faz de acompanhar os personagens. Em termos narrativos temos uma intriga densa, complicada, que para pena dos espetadores o filme nunca consegue simplificar tornando quase sempre tudo demasiado emaranhado para incutir a intensidade que estas intrigas necessitam de ter.

Os jogos de avanço e recuo são mais que muitos ao longo de toda a duração do filme, a ideia que acima de tudo ficamos é que o filme tem subjacente a si, um valor narrativo e mesmo historico da base da trama muito maior do que o filme consegue comunicar, porque o excesso de personagens, o pouco tempo das mesmas no ecrã acaba por ser demasiado confuso para um filme tão recheado de twists para que no final o impacto seja o desejado.

Fica a ambiçao de um realizador que nos parece não estar para projetos faceis, que dia apos dia, arrisca mais chamando aos seus filmes menos obvios elencos de primeira divisão, mas cujo resultado final ainda não atingiu o nivel de importancia que registe de uma vez por todas Soderbergh de volta as obras de referencia que ja teve no passado.

A historia fala de dois criminosos que tentam efetuar um plano de extorsão de dinheiro envolvendo altas patentes do poder politico e da mafia do local onde estão, mas que se percebe que rapidamente os planos são bem diferentes e o que hoje e acordado amanhã pode sair fora.

Em termos de argumento e obvio que um filme com tantos entalhes narrativos não é facil de funcionar ou de ter o impacto desejado. Parece que o filme deveria encontrar alguns metodos de simplificar que nao consegue e isso faz com que mesmo as personagens não tenham espaço de crescer, já que rapidamente tudo muda.

Como realizador temos o exprimentalismo de um Soderbegh que nao so inova na sua arte de captar imagens como também acaba por nos dar diferentes estilos de filme a cada obra. E claramente uma figura unica, mesmo que o seu numero elevado de filmes nem sempre resultem num numero semelhante de obras de referencia.

No cast o excelente naipe de actores e muito condicionado pelo pouco desenvolvimento dos personagens. Fica na retina um Del Toro e um Cheadle sempre competentes, que tem o filme entregue a ambos, os quais posteriormente passeiam por um leque de secundarios conhecidos mas longe de grandes prestações-


O melhor - O risco de tantos avanços e recuos.

O pior - A confusão que o filme se torna


Avaliação - C+



 

No comments: