Saturday, November 14, 2020

Jingle, Jangle_A Christmas Story

 Num ano particularmente atipico tem sido notorio nos ultimos tempos uma aposta clara da Netflix em tentar rentabilizar ao maximo os seus projetos natalicios, ja que nos ultimos anos alguns dos seus maiores sucessos tiveram como base esse mesmo tempo. Este e mais um projeto num filme esteticamente interessante que conseguiu recuperar acima de tudo o espirito. Em termos criticos o filme resultou comercialmente não sei se tera os ingredientes suficientes para ser um dos melhores filmes da aplicação.

Sobre o filme podemos dizer acima de tudo que o filme tem bastantes atributos do ponto de vista estetico, na forma como a historia e montada e criada, no desenvolvimento estetico e musical que o filme consegue ter nos seus diversos momentos o que faz com que o filme acabe por ser muito competente nestes parametros mas acima de tudo deixa o espaço correto para a sua historia.

Em termos narrativos parece-me que o filme e algo simplista, tenta ir buscar emoçoes simples natalicias como familia e fraternidade. O filme acaba por jogar tambem com a traiçao mas penso que em termos de argumento o filme acaba por ser obvio e nao e nisto deixa o espaço correto para os valores produtivos do filme.

Ou seja um daqueles filmes que consegue incutir perfeitamente o espirito natalicio num filme que esteticamente consegue ter os atributos perfeitos para funcionar. E um filme bonito, emotivamente eficaz mesmo que na sua historia e essencia seja mais do mesmo do que vimos em outros filmes familiares de natal.

A historia fala de dois inventores de brinquedos no qual um acaba por roubar o livro de eventos ao outro e o sucesso da sua industria, o que acaba por destruir a vida familiar e profissional do outro, ate ao momento em que a neta de um indivíduo entra em jogo proposto a mudar os astros.

Em termos de argumento nao e um filme propriamente forte em termos de historia pois parece-me que se trata de um filme de emoçoes simples, previsivel e pouco mais. Tem objetivos curtos neste ambito que os cumpre facilmente.

No que diz respeito a realizaçao Talbert e um realizador de comedias com historico em termos de comedias familiares afro americanas que consegue aqui ter um filme esteticamente bem composto, bonito e com espirito o que acaba por funcionar bem e demonstra algum desenvolvimento do mesmo como realizador.

No cast o filme busca alguns atores de comedia e musical para protagonismo, num filme que exige a alguns dos seus interpretes mais capacidade vocal do que interpretativa num filme que sublinha outros atributos.


O melhor - A capacidade estetica do filme.


O pior - Argumento simples e previsivel


Avaliação - B-



No comments: